Oportunidade para reciclar e ampliar o conhecimento

Os profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além de estudantes do curso de formação de professores do nível médio e superior vão ganhar um estímulo pedagógico a mais para o trabalho a ser desenvolvido nas salas de aula de Queimados. A Prefeitura fechou uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), que vai oferecer gratuitamente a partir da próxima segunda-feira (27) o curso de formação continuada e capacitação em Ciências Naturais. A aula magna com a apresentação da proposta e cronograma de trabalho aconteceu na última terça-feira (21), no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha e reuniu cerca de 200 docentes.
A carga horária do curso será de 160 horas, divididas em atividades práticas, teóricas e visitas aos centros e museus de ciências do Rio de Janeiro. As aulas serão ministradas uma vez por semana, às segundas-feiras, e acontecerão na Escola Municipal Leopoldo Machado, no Centro. Ao todo, 100 vagas foram disponibilizadas inicialmente. O objetivo da parceria é tornar Queimados um pólo de formação com toda a estrutura oferecida em outras 11 cidades com campus da instituição.
De acordo com o Reitor do IFRJ, Paulo Roberto de Assis Passos, a aula magna foi o pontapé inicial para trazer para o município um pólo da instituição, que inclui ensino técnico, graduação, pós-graduação e mestrado. Ele acenou com o desejo de transferir os cursos oferecidos no pólo de Mesquita para Queimados.  “O nosso trabalho visa expansão e em um dos nossos campus (Mesquita) não existe essa possibilidade, por isso, estamos em negociação avançada com a Prefeitura de Queimados para transferir para cá toda a estrutura que já existe, oferecendo para a população a possibilidade de ter um diploma a nível de uma instituição federal”, disse.
Já o prefeito Max Lemos comemorou a parceria com o IFRJ e garante que já tem o espaço para abrigar o futuro campus da instituição. “Disponibilizamos o prédio de um Ciep que era municipalizado para a UERJ implantar seu campus aqui. Com a crise que pairou sobre a instituição, tivemos que adiar um pouco esse sonho. Nossa ideia é que o Instituto Federal Fluminense possa ocupar o imóvel e trazer seus cursos para cá. Vamos atrás dos recursos, pois acredito que é de fundamental importância termos um pólo público de formação superior, pois precisamos formar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho”, ressaltou.

Cadastro reserva

O curso de formação continuada teve tanta procura por parte dos professores que foi preciso formar uma lista de espera para uma segunda edição. Segundo a Secretária de Educação, a professora Miriam Motta, a parceria é de suma importância para que os professores recebam reciclagem de conhecimento e no fim quem ganha são os alunos. “Principalmente na área de ciências que todos os dias têm avanços e novas descobertas. A capacitação anima o professor, traz frescor para sua rotina e dá aos alunos a possibilidade de aprender com mais qualidade”, destacou.

error: Conteúdo protegido !!