Diversão e Lazer – 24/06

Mais uma edição do Baphos Periféricos

A festa esse ano, falará sobre o orgulho LGBTI, além de discussões sobre moda, arte e música

A festa esse ano, falará sobre o orgulho LGBTI, além de discussões sobre moda, arte e música

Neste sábado (25), às 20h, acontece a segunda edição do Baphos Periféricos, uma intervenção urbana multimídia que promove reflexões sobre corpo, gênero e sexualidade através de intervenções de audiovisual, performance, música, moda e artes visuais, na Praça dos Direitos Humanos, em Nova Iguaçu. O tema desta sessão é “Orgulho LGBTI”, por conta das manifestações do dia 28 de junho considerado Dia do Orgulho Gay.
O objetivo dos produtores é promover a diversidade dentro do movimento LGBTI. “Quando pensamos em orgulho gay, esquecemos das parcelas mais oprimidas como os transexuais e menos discutidas como bissexualidade, gêneros fluidos e não-binário, por exemplo. Por conta disso, incluímos a letra I já muito usada internacionalmente que se refere ao termo Intersexualidade ”, explica Quitta Pinheiro, uma das organizadoras que se identifica como gênero não-binário, ou seja, a identidade de gênero não é definida entre os opostos homem e mulher.
Para o sábado, estão escaladas atrações de artistas LGBTIs periféricos como o cantor Átila Bezerra e a DJ Cléo Azure, além das exposições “Projeção feminina” de Luiza Bastos e “Agender” do coletivo Batom Verde. Pela primeira vez o Baphos Periféricos promove a Batalha de Close, onde todos os participantes do evento poderão se inscrever de graça para desfilar com suas próprias peças e discursar em microfone aberto para concorrer ao título de Melhor Close.
O coletivo Baphos Periféricos produz ações na Baixada Fluminense a partir da necessidade de comunicação, identificação e promoção dos direitos da população LGBT. A região possui altos índices de violência contra gays e transexuais. Vale lembrar que uma travesti é assassinada por dia na região, segundo o Centro de Referência LGBT (ligado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro).
O evento Baphos Periféricos é produzido em parceria com a Birosqueria Vegana, Canal Plá, Cineclube Buraco do Getúlio, DMT Sistemas de Som e Iluminação e Trouble.

 

Batalha da Resistência acontece em Nova Iguaçu

A “batalha” é voltada para o cenário do hip hop da Baixada Fluminense

A “batalha” é voltada para o cenário do hip hop da Baixada Fluminense

Neste domingo (26), às 16h, acontece na Praça dos Direitos Humanos, em Nova Iguaçu, a Batalha da Resistência. Trata-se de um projeto cultural voltado para o cenário do hip hop desenvolvido na Baixada Fluminense, que reunirá atrações e intervenções artísticas como MC’s, DJ’s, músicos, dança, grafiteiros, poetas, cineclube, batalha de MC’s, entre outros.
O evento acontece de forma gratuita, visando assim a inclusão e o acesso de todo e qualquer público. “O objetivo é abrir mais um espaço pro rap periférico da Baixada Fluminense crescer. Esse movimento é muito forte aqui e são poucos os palcos que a galera encontra para mostrar o trabalho que fazem.” diz Thalyne Soares, produtora do evento.

 

Oficina de arte e criação gratuitas

Participantes irão acompanhar palestras e workshops

Participantes irão acompanhar palestras e workshops

Focado em direcionar jovens talentos da área criativa, o Arte Total é um projeto que leva palestras e workshops, colocando-os em contato com grandes nomes do mercado de trabalho. O evento, que é gratuito, acontece no dia 9 de julho, das 15h às 20h, no Shopping Nova Iguaçu.
A iniciativa, que nasceu de uma fusão de artistas como ilustradores, designers, youtubers e escultores, já realizou ao todo mais de 28 eventos em 10 lugares diferentes no estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com a participação de mais de oito mil pessoas. (Campo Grande, Duque de Caxias, Centro – RJ, Niterói, Copacabana, São Gonçalo, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Madureira e Belo Horizonte – MG)
O evento já teve grandes nomes como Rafael Portugal – Porta dos Fundos, Lucas Salles – Pânico na Band, RB Silva – Marvel, Jheremy Raapack e Denis Dym Freitas – DC Comics, Sérgio Yamasaki – Globosat/ ESPM, Daniel Curi – Parafernalha, Felipe Neto – Não faz sentido, Gil Brother – Canal Away e Otávio Ugá – Super Oito.
Para essa edição, já estão confirmados: Combo Estúdio, criadores da Any Malu – a primeira youtuber animada, Cezar Maracuja, do Canal Parafernalha e Ixi, Wirley C Ontaifer – dublador de personagens como Michelangelo (Tartarugas Ninjas), Caleb do longa Divergentes, Olly (Game of Thrones), Gustavo Horn, Projeto TriGO, entre outros.

error: Conteúdo protegido !!