Vila Olímpica de Mesquita apoia paradesporto para valorizar autoestima

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Local administrado pela prefeitura oferece aulas gratuitas de rúgbi para adaptados (foto) e handebol  Foto: Pablo Henrique/PMM
Local administrado pela prefeitura oferece aulas gratuitas de rúgbi para adaptados (foto) e handebol
Foto: Pablo Henrique/PMM

A Prefeitura de Mesquita presta assistência às pessoas com deficiência na cidade e a Vila Olímpica também é uma ferramenta importante neste processo. “A meta do governo municipal é dar qualidade de vida e resgatar a autoestima desta parcela da população“, comentou o secretário de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos (Semdpdi), Welington Oliveira.
No ginásio da Vila são oferecidas aulas de rúgbi e handebol adaptados, ambos em cadeiras de rodas. “Gosto muito das aulas, fazem muito bem para mim. Pretendo continuar e crescer no esporte”, disse o jovem Paulo Vinícius Sabino, um dos alunos do projeto. A equipe paradesportiva da Associação de Integração de Deficiente Físicos (Assidef) também treina no local.
As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, a partir das 18h30. A Vila Olímpica fica na Avenida Baronesa de Mesquita, s/n, Cosmorama. Porém, as inscrições devem ser feitas na Semdpdi, localizadana Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, Centro (na sede da prefeitura). Mais informações: 2696-2676.

Projeto Volta Esportiva promoveu oficinas e premiou destaques

O judô foi uma das oficinas mais procuradas na atividade de ontem na Vila Foto: Pablo Henrique/PMM
O judô foi uma das oficinas mais procuradas na atividade de ontem na Vila
Foto: Pablo Henrique/PMM

Ontem, Mesquita foi contemplada com o projeto Volta Esportiva na Vila Olímpica da cidade. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Rede Globo, em parceria com as Confederações Olímpicas e Paraolímpicas Brasileiras e com as prefeituras, para levar as modalidades esportivas da Olimpíada para os municípios. A ideia é fazer com que crianças e jovens conheçam os esportes e participem mais das atividades, além de reforçar o esporte como lazer e instrumento de transformação social.
Várias oficinas foram montadas na quadra da Vila Olímpica, com treinadores, atletas e ex-atletas enviados pelas federações para ensinar futebol de 5 (exclusivo para deficientes visuais), vôlei, luta olímpica, judô, golfe, e vôlei sentado (para portadores de lesões cerebrais, de coluna e diferentes tipos de lesões locomotoras).
“Estamos recebendo alunos de escolas municipais, creches e os próprios alunos da vila que estão vivenciando cada atividade. Mesquita foi uma das cidades contempladas e firmamos parceria para receber toda essa estrutura em clima de Olimpíada”, explicou o coordenador de Esportes da secretaria de Esportes, Lazer e Turismo de Mesquita, Tadeu Soares.
Entre as estações montadas no local, uma das que mais atraiu atenção dos participantes foi o futebol de 5, onde eles brincaram com os olhos vendados para ter a mesma percepção dos atletas paralímpicos. O golfe, esporte pouco popular no Brasil, também atraiu a curiosidade dos estudantes. “As crianças estão interagindo bem, todos querem participar e aprender mais sobre cada modalidade”, disse a professora Regina Lúcia, que acompanhou alunos do 1º ano da Escola Municipal Expedito Miguel, de Vila Emil.
Depois de participar das oficinas, os três melhores colocados receberam medalhas e tiraram fotos no pódio montado pela equipe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!