Japerienses aprendem a dizer não às drogas

A aluna Letícia Mendes recebeu seu certificado de conclusão do curso das mãos do soldado De Paula Foto: Wanderson Oliveira

A aluna Letícia Mendes recebeu seu certificado de conclusão do curso das mãos do soldado De Paula
Foto: Wanderson Oliveira

Cerca de 120 estudantes da rede municipal de Japeri participaram das formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), promovido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Educação. A primeira solenidade foi realizada na manhã de ontem, no CIEP 401 – Lucimar de Souza Santos, no bairro Mucajá, onde estudam os alunos da E.M. Antônio Groppo. À tarde foi a vez dos estudantes da E.M. Pastor Idalécio participarem da cerimônia.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. O objetivo do PROERD é desenvolver nas salas de aula um curso de prevenção às drogas e a violência.
Em Japeri, a missão foi dada ao policial militar Adelson de Paula. Em 16 aulas, o soldado De Paula falou sobre a importância do programa para sua formação como cidadão e disse que espera ter colaborado para a formação de cidadãos japerienses melhores. “Tive o privilégio de participar do programa em 1995. Quem foi proerdiano sabe a importância que isso tem na vida de uma criança. O PROERD vai além da polícia, ele alcança as famílias, é uma forma de mostrar para a sociedade que existem pessoas que ainda acreditam no futuro das nossas crianças. Que esta semente aqui plantada venha a dar bons frutos para que vocês sejam bons profissionais e bons cidadãos”, disse De Paula, que levou seu certificado de 1995 para a cerimônia de formatura.
Ao final da solenidade, os alunos fizeram um juramento em que se comprometeram a seguir os ensinamentos do PROERD e repassar os conhecimentos adquiridos aos amigos e familiares. Para que eles chegassem ao final do curso, os estudantes precisaram redigir uma redação que aborda o tema proposto pelo programa. Os três primeiros colocados de cada turma receberam, além do certificado de conclusão entregue a todos, medalhas, camisetas e livros.
“De Paula me ensinou a resistir às drogas, a pressão dos colegas e a dizer não para coisas negativas. Então escrevi sobre isso na minha redação”, disse a aluna do 5º ano da E.M. Antônio Groppo, Letícia Mendes, de 11 anos, primeira colocada da turma 503.
Segundo os pais dos alunos e os professores os ensinamentos do soldado De Paula já estão transformando o ambiente familiar e escolar. “Percebi que o comportamento individual e em grupo mudou bastante. Acredito que o aprendizado adquirido será levado para fora da escola e que estas crianças compartilhem com outras pessoas todo o conhecimento”, disse a professora Rayane, da turma 502.
O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, não pôde acompanhar as formaturas, pois compareceu a dois sepultamentos, o do professor da rede pública de Japeri Marcos Félix e da médica Gisele Palhares Gouvêa, ex-funcionária da Secretaria de Saúde de Japeri. Ambos foram assassinados em tentativas de assalto, ocorridas no fim de semana.
“Parcerias como esta entre a prefeitura e a Polícia Militar são fundamentais para que possamos ensinar aos nossos jovens o valor de uma vida. É possível mudarmos esta triste realidade da violência que nos assombra nos levou dois queridos amigos. Esta transformação é feita com projetos como o PROERD, que muda a visão desses meninos e meninas sobre o uso de drogas e a violência”, disse Timor.

error: Conteúdo protegido !!