Nova Iguaçu ganha centro de reabilitação para pessoas com deficiência

A unidade será a única no estado do Rio de Janeiro a oferecer tratamento para reabilitação sexual Foto: Marcelle Abreu 

A unidade será a única no estado do Rio de Janeiro a oferecer tratamento para reabilitação sexual
Foto: Marcelle Abreu

Já está em funcionamento o primeiro centro de reabilitação para pessoas com deficiência física de Nova Iguaçu. A unidade, que fica no bairro Monte Líbano, foi inaugurada no último sábado (25) e é a única do estado do Rio de Janeiro a oferecer tratamento de reabilitação sexual para pessoa com lesão medular, além de diversos outros serviços para a pessoa com deficiência.
O centro municipal de reabilitação é um anexo do Centro de Ações Integradas Castorina Faria Lima (Caiesp). O espaço está totalmente revitalizado e agora conta com oito consultórios e dois salões de fisioterapia, sendo um para adultos e outro para crianças. No local serão oferecidas consultas com clínico geral, pediatra, neurologista, neuropediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisiatra. Além de tratamento da bexiga neurogênica e outros procedimentos de enfermagem. A equipe formada por 31 profissionais e 24 estagiários vai garantir atendimento especializado. A expectativa realizar cerca de cinco mil atendimentos por mês.
“Ter todos estes serviços num só lugar é o sonho de toda pessoa com deficiência. Nós precisamos muito. Não é apenas um prédio, é o resgate da cidadania, da independência e da dignidade do ser humano”, destacou o funcionário público Jadir Antunes, que sofreu acidente de trânsito aos seis anos de idade e passou a ser cadeirante.
Robson de Paula Goulart, um grande lutador pelos direitos da pessoa com deficiência, que faleceu em setembro de 2015, foi homenageado. Seu nome e sua foto estão na sala de fisioterapia para tratamento de adultos.
A próxima etapa do centro de reabilitação será a equoterapia. Oficinas culturais, cursos de qualificação profissional e esporte adaptado também serão oferecidos no local. O Caiesp é uma parceria das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e vai contar ainda com o apoio das secretarias de Cultura e Esporte e Lazer.

Crise financeira não impede avanço

O prefeito Nelson Bornier fez um desabafo durante a inauguração do centro de reabilitação. “Nós somos os únicos que mesmo enfrentando dificuldades financeiras continuamos avançando. Temos o compromisso de oferecer saúde de qualidade. Hoje, estive no bairro São Miguel, na divisa com Queimados, e ouvi de muitos moradores o que já sabíamos. Mais da metade de nossos atendimentos, na Clínica da família na divisa entre os dois municípios, são de pessoas daquela cidade. Cada prefeito tem a sua prioridade, o prefeito de lá é até meu amigo. Mas, nós estamos sofrendo com a superlotação nas unidades e pagando uma conta muito alta por isso. O momento é difícil”, conclui Bornier.
“Minha luta tem sido buscar melhorias para as pessoas com deficiência”, destacou o deputado federal Felipe Bornier, que citou várias iniciativas durante seu mandato, entre elas o “Prêmio Brasil Mais Inclusão”, a ser concedido, anualmente, a empresas públicas ou privadas, entes federados, entidades ou personalidades que tenham realizado trabalhos ou ações que mereçam destaque na inclusão de pessoas com deficiência.
O secretário de Saúde Emerson Trindade lembrou que a inauguração do centro de reabilitação também era um sonho do secretário de saúde do Estado do Rio. “O Luiz Antônio Teixeira iniciou este projeto e nós estamos concretizando um sonho dele e dos moradores da cidade. Mais uma iniciativa pioneira. Nova Iguaçu vai oferecer serviços importantes e difíceis de serem encontrados, como a reabilitação sexual”, comentou Emerson.
O CAIESP fica na Rua Professora Helena, no bairro Monte Líbano. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Mais informações através do telefone 2698-2463.

error: Conteúdo protegido !!