Universitários de Nova Iguaçu acompanham o trabalho do deputado Felipe Bornier

Felipe Bornier (terceiro a partir da esquerda) recepcionou Matheus Silveira, Bianca Barros, Caio Rodrigues, Filipe Ribeiro e Allan dos Santos

Felipe Bornier (terceiro a partir da esquerda) recepcionou Matheus Silveira, Bianca Barros, Caio Rodrigues, Filipe Ribeiro e Allan dos Santos

Desembarcaram nesta semana, em Brasília, vários estudantes de Nova Iguaçu para participar de um dos programas de estágio na Câmara dos Deputados. Coordenado por Felipe Bornier (PROS/RJ), que também é segundo-secretário da Casa, os estágios têm se tornado verdadeira febre para universitários de todo o País. Além disso, considerando o momento em que o Brasil atravessa, às vésperas da decisão do impeachment, transitar pelos corredores da Câmara dos Deputados passa a ser histórico para os estudantes.
Entre uma reunião e outra, Felipe Bornier os recebeu na Segunda-Secretaria onde, no mesmo dia, se reuniu com o Secretário de Fazenda do Rio de Janeiro, Julio Bueno, e a bancada federal do Estado. O deputado iguaçuano é um dos parlamentares que mais envia recursos para a área da saúde e só para este ano, ele garantiu mais de R$ 6 milhões ao setor com emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016. O Secretário de Estado destacou o empenho do parlamentar para liberar recursos já autorizados pelo governo federal, mas que ainda não foram pagos. Julio Bueno ressaltou, inclusive, a importância do município de Nova Iguaçu não estar em estado de paralisia, justamente devido à atuação do deputado Felipe.
O estudante de Direito da Unig, Filipe Ribeiro de Araújo, comparou o contraste entre o que a mídia expõe e o comportamento dos parlamentares. “Eles não são inacessíveis, pelo contrário! Eu pude ver Felipe Bornier dando o melhor de si em questões que realmente beneficiam, especialmente, a população do Rio de Janeiro. Os parlamentares querem ouvir a nossa opinião e além disso percebemos a dificuldade de conseguir aprovar um projeto de lei ou de destinar recursos para os municípios”, disse.
A oportunidade de conversar com deputados e senadores é uma verdadeira aula de como um mandato parlamentar influencia diretamente no desenvolvimento dos estados e municípios. Sob essa ótica, Felipe Bornier reformulou os “Estágio-Visita” e “Estágio-Participação”, que se transformou no maior programa com jovens dentro de um parlamento. Hoje, centenas de universitários concorrem a uma vaga. “Democratizamos o acesso. A juventude está abrindo a cabeça e percebendo que pode e deve participar efetivamente da política nacional não só com críticas, mas principalmente com sugestões e novas ideias que é o que buscamos”, destacou Felipe.
Para Alan dos Santos Moreira, estudante de Direito da Universidade de Nova Iguaçu (Unig), a vinda à Brasília foi essencial para mudança de pensamento. “Antes, eu tinha uma visão da política muito superficial, achava que deputados não faziam absolutamente nada e não é bem assim. Vi de perto que trabalham muito e que não é tão simples fazer as coisas acontecerem”, ponderou.
A opinião dos universitários é unânime quanto à mudança de paradigmas. “Eu também tinha uma visão midiática do Congresso Nacional e saio com a real sensação de que somos ouvidos. Felipe Bornier é um dos deputados que quer muito nos ouvir. É o exemplo de político que queremos hoje”, afirmou Bianca Barros, estudante de Letras e Espanhol da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
>> Como participar – De acordo com o deputado, os programas de estágio também estimulam a participação de pessoas com deficiência. No caso do Estágio-Visita, o estudante depende da indicação de um parlamentar, já no Estágio-Participação, os universitários concorrem a uma vaga participando de um Quiz com perguntas sobre a Câmara dos Deputados e temas de interesse nacional. Mais informações, nas redes sociais do Deputado Felipe Bornier ou no site: www.camara.leg.br /estagioparticipacao

error: Conteúdo protegido !!