Queimadenses plantam um futuro sustentável

Alunos da rede municipal participaram de ação de reflorestamento com duas mil mudas nativas de Mata Atlântica  Foto: Luiz Ambrosio

Alunos da rede municipal participaram de ação de reflorestamento com duas mil mudas nativas de Mata Atlântica
Foto: Luiz Ambrosio

Responsável pelo abastecimento de 80% da Região Metropolitana, o Rio Guandu terá sua mata ciliar reflorestada. O município de Queimados recebeu ontem o lançamento do projeto Bacias, que consiste no plantio de árvores às margens da Bacia fruto de compensações ambientais. A iniciativa, pioneira no Estado do Rio, reuniu autoridades, funcionários das empresas participantes e alunos da rede municipal de Queimados e de Seropédica. Juntos, eles realizaram o plantio de 2 mil mudas nativas de Mata Atlântica  cedidas pelo Programa Replantando Vida, da CEDAE, em uma área de preservação ambiental às margens do Rio Guandu.
Em parceria com a Ambev, Companhia Estadual de Águas e Esgotos  (CEDAE), The Nature Conservancy (TNC), o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e o apoio da Secretaria do Ambiente do município a ação já foi realizada também nas cidades de Jundiaí (SP), Jaguariúna (SP) e Sete Lagoas (MG). “Como sabemos, a preservação da água é um grande desafio e, por isso, demanda uma solução colaborativa. Somente trabalhando juntos, unindo parceiros comprometidos com esta causa como nós, conseguiremos ter resultados cada vez maiores e na urgência que o tema exige. O  Guandu é só mais um dos inúmeros passos que a companhia tem dado nessa questão”, afirma Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev, empresa responsável pela contrapartida ambiental.
Já o Prefeito de Queimados, Max Lemos, destacou que além de combater a redução dos mananciais, a iniciativa garante a contrapartida da evolução industrial. “Nós vivemos um momento na cidade de grande expansão e, apesar dela, é possível notar o quanto a natureza é atingida. Por isso, buscamos priorizar no nosso governo a preservação ambiental, reservamos 243 mil metros para realizarmos ações ambientais, temos em nosso governo a Secretaria do Ambiente, que cuida especificamente da conscientização, educação e ações como os pontos de coleta de óleo e reciclagem de materiais. E o plantio de hoje, além de proteger o Guandu, está sendo feito no local atrás do Distrito Industrial, o que nos dá a contrapartida verde de todos os avanços industriais na cidade” comentou.
Quem participou do plantio foram as alunas do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Joaquim de Freitas, Nicolly Marques (11) e Isabella Medeiros (11). Juntas, as amigas puderam semear as mudas que, em dois anos, se tornarão árvores. “Quero muito vir aqui olhar a muda que plantamos hoje. O mais legal é ver que estamos cuidando do nosso futuro para que nunca falte água”, contou Isabella. “Queimados tem preocupação enorme com a questão ambiental. A preservação é o nosso lema. Em nossa gestão reflorestamos às margensdo Guandu com mais de 230 mudas nativas de Mata Atlântica”, destacou a secretária do Ambiente de Queimados, Luciana Lins.

error: Conteúdo protegido !!