Diversão e Lazer – 07/07

Buraco do Getúlio comemora 10 anos

Um dos cineclubes mais antigos da Baixada celebra uma década de vida com três dias de programação

Um dos cineclubes mais antigos da Baixada celebra uma década de vida com três dias de programação

O que há dez anos parecia uma loucura despretensiosa de um grupo de estudantes de audiovisual, hoje se tornou uma das ações culturais mais importantes da Baixada Fluminense. O “Buraco” (carinhosamente apelidado pelo público) possui uma biografia de resistência cultural típica do movimento cultural da Baixada, cuja sobrevivência persiste – apesar da falta de verba e apoio ter sido parte da história do coletivo quase sempre. Ao longo desses 10 anos o BG também desenhou seu percurso marcado por sessões que abordavam temas pertinentes à sociedade, falando sobre direitos, cidadania, cidade e cultura. Tudo sempre repleto de muito filme, música, teatro, performance, dança e poesia.
É resgatando memórias afetivas, contando um pouco da trajetória do Buraco, reencontrando antigos amigos, e, é claro, festejando que o BG promete uma super comemoração dividida em três dias e ocupando os três principais lugares onde ele fez sua morada: Anania’s Bar, Praça de Direitos Humanos e Complexo Cultural Nova Iguaçu.
Amanhã a poesia será a protagonista da noite, no Anania’s Bar, com a participação dos principais saraus e poetas da Baixada. Além, também, de muita música, DJ e banda convidada. Já no sábado (9), na Praça de Direitos Humanos, aquela sessão-festa tradicional, com teatro, performance, poesia, dança, música e, é claro, filme, com a estréia na Baixada do filme “Na Batalha”, de Yasmin Thayná. Dia 19, no Complexo Cultural Nova Iguaçu, será a abertura da exposição sobre a história dos 10 anos do Buraco e fica em cartaz até o dia 29.

 

Baixada recebe exposição artística internacional

O público poderá conhecer a exposição gratuitamente até o dia 15 de julho

O público poderá conhecer a exposição gratuitamente até o dia 15 de julho

A Coletiva Itinerante Aportações Pictóricas está na Casa de Cultura Ney Alberto (Rua Getúlio Vargas, 52. Centro, Nova Iguaçu) em cooperação com a Galeria de Arte Batista da Costa da UFRRJ. A exposição foi aprovada no edital da V Semana da Educação Artística, do Projeto internacional de investigação artística Exposições enREDadas, sob a direção da Universidad Autónoma de Madrid. O projeto – chancelado pela UNESCO e o INSEA – reúne nesta edição 37 exposições em 14 países, dentro da proposta de exposições realizadas com obras de artistas-professores.
Aportações Pictóricas iniciou sua itinerância no Centro Calouste Gulbenkian – Prefeitura Rio, na Pça. XI, entre 18 de maio e 18 de junho. Depois de se apresentar em Nova Iguaçu, seguirá para outros municípios e regiões do Estado do Rio com vistas a interiorização das belas artes em no estado.
A proposta Aportações Pictóricas está embasada na reunião de três campos artísticos que se emanciparam ao longo do tempo. Sob uma visão estendida, pinçamos na história da arte o momento em que Desenho e Gravura estavam entrelaçados à Arte da Pintura para fundamentar a reunião destes campos, com a finalidade de reunir forças e contribuir com esse importante evento artístico internacional.
O componente básico da exposição é a produção artística do curso de graduação em Belas Artes da UFRRJ. Neste sentido, apresenta obras de docentes e estudantes que se implicaram na formação do referido curso desde sua fundação (2009), como Professores Efetivos e Interinos, Membros de Bancas Examinadoras dos Concursos para o Magistério Superior do curso, Monitores das disciplinas. A exposição conta também com a participação de célebres artistas, como Adir Botelho, Rui de Oliveira e Claudio Valério Teixeira, sob a organização e curadoria do Prof. Fabio De Macedo e produção artística do Prof. Jéfferson Nepomuceno, ambos do curso de graduação em Belas Artes da UFRRJ.
Inaugurada em 24 de junho, a exposição estará em cartaz até o dia 15 de julho, com entrada franca.

 

Festival Ver Cine 2016 termina amanhã

Evento deste ano reuniu 77 filmes nacionais selecionados entre quase 800 inscritos

Evento deste ano reuniu 77 filmes nacionais selecionados entre quase 800 inscritos

A quarta edição do Festival Ver Cine, iniciada no dia 28 de junho, será encerrada amanhã, em Duque de Caxias. O evento é uma oportunidade para que o público conheça produções de destaque da recente safra do cinema nacional. A edição deste ano brinca os espectadores com 77 produções brasileiras (73 filmes selecionados entre os 797 inscritos e mais quatro, escolhidos para Première Baixada).
As novidades desse ano foram a inclusão da Casa Brasil de Imbariê entre os locais de exibição, junto com o teatro Raul Cortez e o teatro do SESI; e a mostra Baixada em Foco, dedicada às produções da região.
Hoje o Teatro SESI Duque de Caxias exibirá o filme Cássia, do diretor Paulo Henrique Fontenelle, a partir das 19h30. Amanhã, no mesmo horário, será a vez do filme Amor, Plástico e Barulho, dirigido por Renata Pinheiro. Também amanhã será realizada a premiação do Ver Cine 2016. As produções concorrerão aos troféus de melhores do ano em cinco categorias. Os vencedores serão escolhidos através do voto popular.

error: Conteúdo protegido !!