Novo terremoto com epicentro no Nepal causa 17 mortes na Índia

De acordo com o observatório norte-americano que monitora a atividade sísmica em todo o mundo, ocorreram ainda vários tremores secundários Foto: Narendra Shrestha/EPA/Agência Lusa

De acordo com o observatório norte-americano que monitora a atividade sísmica em todo o mundo, ocorreram ainda vários tremores secundários
Foto: Narendra Shrestha/EPA/Agência Lusa

Um novo terremoto e vários tremores secundários atingiram ontem o Nepal, a Índia e o Tibete matando dezenas de pessoas.
O abalo de magnitude de 7,3 na escala Richter ocorreu 76 quilômetros a leste de Katmandu, seguido, meia hora depois, de um segundo abalo de magnitude 6,3, informou o observatório norte-americano que monitora a atividade sísmica em todo o mundo. O terremoto foi sentido na Índia e causou o abalo de edifícios no Tibete, na China.
No Nepal, o número de mortes passa de 37 e o de feridos ultrapassa 1,1 mil, de acordo com os últimos dados do Centro Nacional de Operações de Emergência do país. No principal hospital da cidade de Chautara, a leste de Katmandu, capital nepalesa, os doentes que ficaram feridos no final de abril foram retirados em cadeiras de rodas, enquanto o pessoal de saúde começou a montar tendas na área do estacionamento.
Pelo menos 17 pessoas morreram no Norte da Índia, 16 delas no estado de Bihar, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano.
Segundo a agência de notícias indiana PTI, são do estado do Bihar 38 dos 39 feridos devido ao sismo. O tremor foi sentido em vários estados do Norte da Índia, incluindo a região de Nova Delhi.
No dia 25 de abril, um terremoto de magnitude 7,8 provocou mais de 8 mil mortos na região. Aquele sismo foi o de maior magnitude no Nepal em 80 anos e o pior na região do Himalaia na última década, desde que um terremoto em 2005 causou mais de 84 mil mortes na Caxemira. A Caxemira fica na região do Himalaia que abrange cinco países (Nepal, Índia, China, Butão e Paquistão). Ali está localizada a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest.

error: Conteúdo protegido !!