*Alessandro Baitello
A Olimpíada do Rio começa em agosto e os atletas já estão se movimentando para manter a concentração e o físico preparados para as competições. Uma alternativa ainda pouco conhecida que pode auxiliar nesse processo é a hipnose clínica. A hipnoterapia ajuda o inconsciente a manter o foco no objetivo, como a busca pela vitória, no caso do esporte.
O professor Alessandro Baitello, hipnoterapeuta, que é também presidente e fundador da Rede Clínica da Hipnose, explica que com a hipnose clínica é possível programar a mente com precisão, através de gatilhos mentais. “Um inconsciente previamente programado com comandos precisos vai levar o atleta a alcançar seu máximo desempenho, entendendo que ele ‘nasceu’ para isso. Por exemplo, um atleta que tenha a mente programada com precisão entrará focado na competição, sem dar atenção a estímulos alheios”.
Baitello esclarece que, quando o paciente chega com algum problema emocional, o especialista usa a hipnose para chegar ao momento exato em que começou o aborrecimento e reprograma a mente da pessoa. “É como se instalássemos um trauma ao contrário. Isso é feito quando contamos uma outra história para o inconsciente, que absorve aquilo como verdade e faz um ‘destravamento’ na vida dessa pessoa. No caso do atleta, ele estará tão hipnotizado na hora do jogo que só irá pensar em executar bem o seu trabalho”, afirma.
O especialista em hipnose ainda comenta como é feita a hipnose clínica nesses casos. “No transe hipnótico vamos descobrir se há algum trauma no passado que pode estar travando o desempenho. Quando chegamos nesse momento, vamos fazer com que ele imagine todos os lances e estratégias que serão utilizados em competição, sempre o conduzindo para a vitória. Se no meio do transe ele disser que não consegue alcançar o desempenho total, vamos ressignificar cada ponto e o dirigir para a melhor performance. Por fim, é colocado um sinal no atleta, ou seja, um tipo de âncora para ele utilizar no momento do jogo e aumentar sua concentração naquele momento”.
Professor Baitello que tem experiência com mais de 5.000 pacientes com 93% de resultados, afirma que Hipnose Clínica além resolver problemas emocionais ainda melhora o que já é bom na pessoa, no caso dos atletas, o trabalho é muito eficiente.
Recentemente, o lutador de MMA Cezar Mutante, vencedor do campeonato Ultimate Fighter, revelou que a hipnose faz parte também do seu preparo emocional para as lutas, por recomendação do também lutador Vitor Belfort.
*Alessandro Baitello é hipnoterapeuta e presidente-fundador da Rede Clínica da Hipnose com sedes em São Paulo, Campinas, Santos, São José dos Campos, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro. Telefone da central nacional de atendimento 4020-0229. www.redeclinicadahipnose.com.br