Japeri organiza Plano de Contingência para queimadas e estiagem

O sec. de Ambiente, José Ademar; sargento BM Paulo Braga, primeiro tenente Fernando Abel - REDEC; major Diogo Pícora  secretário de Defesa Civil, Reginaldo Leão; coordenador de Defesa Civil Paulo Delgado e Subtenente Ramos Foto: Marllon Guedes

O sec. de Ambiente, José Ademar; sargento BM Paulo Braga, primeiro tenente Fernando Abel – REDEC; major Diogo Pícora secretário de Defesa Civil, Reginaldo Leão; coordenador de Defesa Civil Paulo Delgado e Subtenente Ramos
Foto: Marllon Guedes

A Secretaria de Estado de Defesa Civil determinou a necessidade dos municípios se prepararem para a nova temporada de queimadas e estiagem. De acordo com o Mapa de Ameaças Climatológicas do Rio, cada município deve apresentar dois Planos de Contingência com esta finalidade, totalizando 184 no estado. Em Japeri a discussão começou em abril e a previsão é que esteja pronto até segunda feira, conforme determina o calendário do Mapa de Ameaças Climatológicas. Mesquita já entregou o documento à coordenadoria regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense no dia 7 e foi a primeira cidade da região a elaborar o projeto.
Em Japeri, representantes da Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Rio de Janeiro (REDEC/RJ) visitaram a cidade na segunda-feira (11) e acompanharam o andamento dos trabalhos, que inclui o levantamento de possíveis locais de risco. O major bombeiro Diogo Pícora, o primeiro tenente Fernando Abel e o segundo sargento Paulo Braga estiveram com o secretário municipal de Defesa Civil, Reginaldo Leão, o coordenador de Defesa Civil Paulo Delgado e o secretário municipal de Ambiente José Arnaldo, em dois locais de possíveis ocorrências: próximo à estação de bombeamento da Petrobras, no bairro Pedra Lisa, aproximadamente um quilômetro da Prefeitura, e na região agrícola perto do Rio São Pedro, em Vila Planetária.
“Estas são algumas das regiões que podem ser afetadas em caso de incêndio florestal”, disse o secretário de Defesa Civil, Reginaldo Leão. O major Pícora aprovou o andamento dos trabalhos. “Constatamos que o município está preparado para o enfrentamento das ameaças de incêndio florestal e estiagem”, parabenizou o major, ressaltando que o Mapa de Ameaças Climatológicas se antecipa à época de estiagem: julho, agosto, setembro e outubro, quando as ocorrências são mais prováveis.
A primeira reunião dos integrantes das secretarias de Japeri para debater a criação do Mapa aconteceu em 16 de abril. Na ocasião, membros de cada secretaria integrante do Plano começaram a analisar o Mapa de Ameaças Climatológicas, que será apresentado a REDEC, em 1º de junho. O objetivo do governo do Estado é que todas as prefeituras apresentem o Plano de Contingência de Emergência no mês em que se comemora o Meio Ambiente.

error: Conteúdo protegido !!