Crianças plantam esperança de um futuro mais saudável

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A horta escolar é cultivada pelos alunos da creche do bairro Alecrim, em Japeri Foto: Custódio Martins
A horta escolar é cultivada pelos alunos da creche do bairro Alecrim, em Japeri
Foto: Custódio Martins

Comer verduras, legumes e frutas são hábitos que as crianças japerienses adquirem desde cedo, através da alimentação oferecida pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), às escolas municipais. Uma delas é a E.M. de Educação Infantil Antonio Jorge F. Aruante, onde os pequenos plantaram (literalmente) a semente de uma ideia que vem colaborando ainda mais para a boa alimentação.
A gestora da unidade, Regina Freitas Lopes, conta que os baixinhos tinham o hábito de comer as frutas e jogar as sementes no jardim da escola, onde havia somente grama. Certo dia ela solicitou o serviço de capina e teve uma surpresa. “Havia melancias. As crianças, sem saber, plantaram melancias no jardim da escola”, conta Regina.
Foi assim que nasceu o projeto ‘Aprendendo com as coisas vivas’, criado pela orientadora pedagógica Renata Freitas. O objetivo era proporcionar às crianças um convívio maior com a natureza. “Tínhamos a ideia de reaproveitar as sementes e também conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e de uma alimentação saudável. Muitos pais dão aos filhos alimentos que não trazem as vitaminas necessárias para um crescimento saudável e a horta está influenciando até mesmo em uma melhor alimentação dentro de casa, os pais estão adorando”, relara a professora Valdirene Barbosa Luz, do Maternal II.
Na hora da Creche Antônio Jorge as crianças cultivam rúcula, cheiro verde, mostarda, alface, tomate, couve, aipim, cebolinha, chuchu, entre outros. “Também há plantação de saião, que é um ótimo expectorante, e boldo. Mas essas plantas medicinais não são consumidas pelas crianças, pois a escola não pode medicar seus alunos”, explica a diretora adjunta Elisângela Alves.

Pneus velhos ganham nobre destino

O projeto desenvolvido na unidade ensina os cuidados com a natureza relacionados ao cultivo, mas também de outra maneira. Parte da horta é cultivada em terra adubada e posta dentro de pneus de carros. “São pneus velhos que nos foram doados por donos e oficinas e que provavelmente teriam um destino menos nobre, poderiam estar abandonados em algum local, poluindo o ambiente e podendo ser um criadouro do mosquito Aedes Aegypti”, lembra Regina Freitas Lopes.
Os pneus são recolhidos, higienizados e pintados pelas crianças. Em seguida, são postos no jardim da creche e então os pequenos plantam os alimentos que são consumidos por eles mesmos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!