Mobilidade Urbana é destaque em seminário

Especialista em Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema Firjan, Riley Rodrigues, fez apresentação com base no estudo Visões de Futuro Foto: Joana Mineiro

Especialista em Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema Firjan, Riley Rodrigues, fez apresentação com base no estudo Visões de Futuro
Foto: Joana Mineiro

Transformar as políticas de Estado em políticas municipais. Esse foi o principal objetivo do seminário promovido pela Câmara Metropolitana do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O encontro foi o segundo da série “Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados”, que reuniu especialistas, empresários e gestores do segmento que apresentaram soluções para a área.
Para o diretor executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, as demandas devem ser integradas. “Não basta encontrar os melhores caminhos, precisamos encontrar soluções que caibam no orçamento. Buscar soluções efetivas com o setor privado”, disse Loureiro.
Sobre a mobilidade e os desafios das metrópoles, Loureiro destacou que o serviço de transporte público deve funcionar integrado. “Para melhorar a qualidade de vida dos usuários, é preciso apropriar e entender que o transporte público deve funcionar de forma integrada” complementou o diretor executivo.
A ideia foi reunir especialistas, empresários e gestores do segmento para pensar soluções na área. Carlos Roberto Osório, secretário de Estado de Transportes, anunciou que o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) da Região Metropolitana, que será anunciado hoje, será a plataforma comum entre Governo do Estado e Governo Municipal. “O PDTU será a plataforma para o plano de mobilidade urbana dos municípios. Precisamos de uma plataforma comum, e essa será a nossa. O governo, de forma proativa, quer estar ao lado dos municípios nesse processo. Precisamos conversar. Amanhã (hoje), começamos o nosso trabalho com o Ministério das Cidades”, anunciou Osório.
O Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – PDTU/RMRJ foi realizado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria Estadual dos Transportes – SECTRAN e coordenado pela Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística – CENTRAL. Constitui em um importante instrumento orientador das ações em transporte coletivo e individual que deverão ser conduzidas pelo Governo do Estado e prefeituras municipais para atender às necessidades atuais e futuras de mobilidade da população da Região Metropolitana.
Em julho, o PDTU será apresentado para a sociedade. “Temos projetos para Queimados, Belford Roxo e Guapimirim, e buscamos a integração desses municípios. O eixo de desenvolvimento dessa região deve ser montado a partir do transporte que o local dispõe” disse Carlos Roberto Osório.

Secretário promete melhorias nos trens

O secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osório disse que os trens terão frota 100% renovada até 2016 Foto: Thiago Loureiro

O secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osório disse que os trens terão frota 100% renovada até 2016
Foto: Thiago Loureiro

Sobre o serviço de trens urbanos, Carlos Roberto Osório garantiu que em 2016 o estado terá 100% da frota renovada. “Depois de anos de sucateamento, estamos passando por uma modernização da linha férrea. O Estado está investindo pela primeira vez em 50 anos, e serão 122 trens novos”, divulgou o secretário. Osório anunciou também que a prioridade de investimentos é para a Baixada Fluminense. “Estamos investindo em sistema e sinalização, nosso sistema de trem não está com qualidade que a população merece. Queremos trazer recursos, faltam 600 milhões para a reforma de trilhos, muros e dar segurança viária para o usuário. Começaremos pelo ramal Saracuruna, passando por Gramacho, Japeri e finalizando em Belford Roxo. Nossas pesquisas mostram que pelo ramal Saracuruna passam 60 mil passageiros por dia e após o investimento, passaram 90 mil”, disse Osório.

Congestionamento diário chega a 11 horas

Carlos Erane de Aguiar, Presidente da Representação Regional da Firjan, apresentou um estudo sobre mobilidade urbana. Nele, Aguiar mostrou que hoje a distância média não é mais medida por quilômetros percorridos, e sim por tempo que gasto na viagem. “Estudos mostram que entre 1993 e 2013 as pessoas gastavam em média duas horas para chegar ao trabalho. Hoje o tempo indica quanto a pessoa vai deixar de produzir enquanto se desloca. Nosso estudo temos uma visão diferente sobre mobilidade urbana. Para nós, mobilidade é ter a opção de se mover, é residir próximo ao emprego, a saúde e ter uma qualidade de vida melhor”, destacou Carlos Erane.
Ainda segundo o estudo de Erane, no município de Japeri 89% da população não encontra um emprego formal no município. Já na Região Metropolitana, todos seguem para o mesmo ponto da cidade no mesmo horário. “Estamos chegando próximo de ter congestionamento o dia todo, hoje temos ao todo 11h de congestionamento diário”, complementou o presidente.
“A solução do problema da mobilidade urbana vai além da construção de novas infraestruturas e da otimização das atuais. Ela passa pelo reordenamento da Região Metropolitana, definindo como queremos o futuro, com melhor distribuição de funções urbanas, como emprego, principalmente, além de saúde, educação e outras. Desta forma, criaremos uma região com vários núcleos e as pessoas não precisarão fazer longas viagens pendulares no mesmo horário e sentido, o que causa congestionamentos, altos custos e reduz a qualidade de vida”, disse especialista em Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema Firjan, Riley Rodrigues.
Segundo o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP do Rio de Janeiro, William Alberto de Aquino Pereira, o tempo médio de viagem nos transportes públicos caiu. Os usuários estão dando preferência a fazer viagens curtas e com mais conforto. “O tempo médio nos transportes públicos diminuiu. As pessoas estão buscando mais qualidade na viagem e medidas como faixa exclusiva e integração de transportes colaborou para isso. Agora temos que diminuir os congestionamentos”, disse Aquino. “As pessoas escolhem o transporte pelo preço, pelo tempo de viagem e pelo conforto”, finalizou.
Mais três encontros até 1º de junho

O seminário foi criado em agosto de 2014 pela Câmara Metropolitana como espaço institucional para a necessária articulação dos 21 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), na elaboração e implantação de políticas de desenvolvimento sustentável.
O ciclo ‘Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados’ prevê cinco encontros em diferentes cidades da RMRJ. O primeiro, sobre saneamento, em Caxias, no último dia 5, reuniu uma plateia de cerca de 200 pessoas, incluindo dez secretários, de diferentes municípios, relacionados ao tema. Depois da Mobilidade, o próximo tópico será a Segurança Pública, em Niterói, em 20 de maio; e a Saúde, em 28 de maio, em São Gonçalo. O encerramento será em 1º de junho, no auditório da Firjan, no Centro do Rio.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

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