Empresários da Baixada estão otimistas para os próximos meses

Pesquisa do Sistema FIRJAN – abrangendo as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Miguel Pereira, Paty do Alferes e São João de Meriti – aponta que pelo terceiro mês consecutivo há expectativa de aumento da demanda por produtos industriais (51,5) e, por isso, os empresários da Baixada estão otimistas para os próximos seis meses. Este foi o primeiro resultado positivo, após seis trimestres consecutivos com expectativa de queda, desde o terceiro trimestre de 2014.
Ainda assim, a Sondagem Industrial, divulgada nesta quinta-feira, dia 28, mostra que os industriais projetam redução na compra de matéria-prima (47,0), após dois meses de crescimento e ajuste no quadro de funcionários (36,2). A pesquisa mostra que o resultado deve-se à ociosidade apontada pelo baixo nível de utilização da capacidade instalada. A Sondagem varia de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução e acima de 50 representam melhora ou aumento.
A pesquisa também aponta que, em junho, houve redução da atividade industrial na Baixada. A indústria da região supriu a demanda por seus produtos através da redução do nível de estoques (45,5), que ficou abaixo do planejado para o período (43,6). Desta forma, o volume de produção voltou a cair (44,2), após aumento em maio. A baixa atividade refletiu ainda sobre o mercado de trabalho, que continuou recuando com o número de funcionários pelo 32º mês consecutivo.
No segundo trimestre, a insatisfação em relação às condições financeiras continuou disseminada entre os empresários industriais da Baixada. Diante da redução da margem de lucro (29,6) e da dificuldade no acesso ao crédito (30,5), a situação financeira das empresas continuou ruim (31,9). Contudo, os indicadores apresentaram leve melhora na comparação com o trimestre anterior.
“A Sondagem Industrial da Baixada reflete a situação crítica na que a economia do Brasil e as empresas se encontram. O Sistema FIRJAN sempre promove ações para estimular a competitividade, o que tem nos ajudado a seguir otimistas. Através do Conselho Empresarial da FIRJAN, continuaremos pensando em saídas estratégicas, lutando para solucionar problemas que afetam a indústria e pelo desenvolvimento econômico da região. Precisamos acreditar em dias melhores”, ressaltou Roberto Leverone, presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Baixada Fluminense, em Duque de Caxias.

error: Conteúdo protegido !!