Japeri celebra Semana da Agricultura Familiar

O feirante Francisco de Assis recebeu uma placa em homenagem aos integrantes da Feira da Roça Foto: Wanderson Oliveira

O feirante Francisco de Assis recebeu uma placa em homenagem aos integrantes da Feira da Roça
Foto: Wanderson Oliveira

A Agricultura Familiar de Japeri está em festa. A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, iniciou ontem as comemorações pela II Semana Municipal da Agricultura Familiar de Japeri. O evento também marcou os festejos pelo 5º Aniversário da Feira da Roça e foi realizado na quadra de esportes da Rua Arruda Negreiros, no Centro de Japeri.
Centenas de agricultores familiares japerienses e de outras cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro participaram da celebração. Mais de 40 barracas foram disponibilizadas para que os feirantes pudessem expor e comercializar os mais variados produtos como verduras, legumes, hortaliças, frutas. Quem foi à feira desta quinta também encontrou muito artesanato e até peixes ornamentais.
O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, participou da solenidade e parabenizou os produtores rurais. “Os mais de sete bilhões de habitantes espalhados na terra dependem da agricultura. O Brasil é o maior produtor de laranja do planeta, Japeri é o maior produtor de alimentos como jaca e mandioca no Estado do Rio de Janeiro. É uma pena que ¼ de toda a produção agrícola do mundo seja jogada no lixo. Mas isso acontece não por incompetência do agricultor, mas sim pela falta de um sistema que melhore a distribuição dos produtos rurais até nossas mesas”, disse Timor.
A secretária de Agricultura e Pesca de Japeri, Inayna Sabas, revela que 49% das exportações do Brasil no último mês foram da agropecuária e lembra que é a produção de alimentos que sustenta o país. “Japeri abastece o município do Rio de Janeiro com alimentos, isso é um fato. A Semana da Agricultura Familiar é um momento primordial para tratarmos de políticas públicas do setor da agropecuária. Convidamos os agricultores de outros municípios da região metropolitana visando não apenas o crescimento da agricultura local, mas regional”, afirmou.
Antes da abertura oficial da II Semana da Agricultura Familiar os produtores rurais tiveram uma oportunidade ímpar de tirar dúvidas sobre a aposentadoria rural. Quem esclareceu a questão foi a assistente social do INSS, Elaine Vasconcellos, que promoveu uma palestra sobre os procedimentos necessários para que o agricultor da Baixada tenha direito à aposentadoria.
O evento contou ainda com a participação de representantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), além das secretarias de Saúde e de Ação Social e Trabalho, que ofereceram serviços ao público presente.
A solenidade foi encerrada com a assinatura do Prefeito Timor a uma mensagem de projeto de lei que altera o plano diretor que cria a zona rural do município de Japeri. O documento foi elaborado e entregue pelo secretário de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Arnaldo dos Anjos. “Agora o projeto será encaminhado para a Câmara dos Vereadores, onde deverá ser aprovado para que então o Prefeito Timor o sancione e transforme em lei”, explicou o secretário.
A II Semana da Agricultura Familiar e o 5º Aniversário da Feira da Roça de Japeri são de organização da Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Agricultura e Pesca e também da EMATER-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), ITERJ (Instituto de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro), CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Japeri) e Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
As comemorações serão encerradas hoje com os feirantes se reunindo na Praça Olavo Bilac, no Centro de Engenheiro Pedreira, a partir das 9h.

error: Conteúdo protegido !!