Diversão e Lazer – 17/08

Pontos turísticos e cultura de Duque de Caxias são atrações do Rio Media Center

Jornalistas assistem a apresentação da Companhia de Dança Mova-se

Jornalistas assistem a apresentação da Companhia de Dança Mova-se

Os Jogos Olímpicos de 2016 têm atraído profissionais de imprensa do mundo todo para o Rio de Janeiro e têm sido uma boa oportunidade para mostrar o potencial cultural do país e uma troca de experiência entre cidades. No domingo (14) e segunda-feira (15), a cidade de Duque de Caxias esteve representada pela secretaria municipal de Cultura e Turismo no Rio Media Center – espaço montado na Cidade Nova para receber esses jornalistas –, juntamente com Nova Friburgo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O objetivo foi mostrar o lado turístico da cidade através dos Cartões Postais lançados no final de junho e a força cultural do município com a apresentação da Companhia de Dança Mova-se.
O secretário de Cultura e Turismo, André Oliveira, esteve presente no estande reservado para Duque de Caxias e se disse feliz por poder levar uma imagem positiva da cidade aos veículos de comunicação nacionais e internacionais. “A nossa participação hoje é importante para acabar um pouco com o preconceito que infelizmente ainda existe sobre cidades da Baixada Fluminense. Trouxemos um pouco do que temos de melhor em questão de natureza, patrimônio. É uma grande oportunidade para mostrarmos nossa riqueza cultural”, destacou.
A participação de Duque de Caxias foi encerrada com chave de ouro pela Companhia de Dança Mova-se. O grupo de Gramacho apresentou a coreografia ‘Raízes’, baseada na cultura afro, e animou o espaço. Responsável pela companhia, André da Silva Donozor comemorou a participação dos bailarinos no Rio Media Center.
“Quando decidi ser professor, pensava em focar na continuação da cultura. Nosso trabalho começou com um grupo de dança em uma igreja e hoje, após mais de 20 anos, contamos com 54 bailarinos e participações em festivais nacionais e internacionais. Além disso, conseguimos resgatar jovens da rua com uma reeducação através da dança. Por isso, fico feliz em poder se apresentar em um espaço como o Rio Media Center. É uma forma de expandir cada vez mais a companhia”, contou André Silva.
Rio Media Center
O Rio Media Center (RMC – Centro de Mídia Rio, na sigla em inglês) é um importante ponto de referência para representantes da imprensa nacional e internacional que fazem a cobertura não esportiva durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. O espaço terá como principal objetivo ajudar o jornalista a conhecer as principais atrações urbanísticas, culturais, sociais e turísticas da capital e de cidades do Rio de Janeiro e do Brasil.
O RMC está instalado no Pavilhão Olímpico, localizado na Rua Madre Tereza de Calcutá, s/nº, na Cidade Nova, e tem 2.700 m² de área construída.

 

Espetáculo “Falar da Baixada” volta à Nova Iguaçu

Encenação acontece no palco da Sala de Espetáculos Amir Haddad

Encenação acontece no palco da Sala de Espetáculos Amir Haddad

No domingo (21) o processo de pesquisa “Falar da Baixada”, que tem rodado teatros e praças do Rio de Janeiro, volta ao berço de sua criação, desta vez em formato palco. Na direção de Carol Murray, Vina Santos e Alexandre Gomes, com supervisão de Amir Haddad os alunos do Mergulho Teatral, último módulo do curso da Escola Livre F.A.M.A., dão vida as Crônicas de Gênesis Torres, contando a história da Baixada Fluminense de forma lúdica e abordando assuntos atuais da região com denotação crítica.
Falar da Baixada receberá o público, às 18h, na Sala de Espetáculos Amir Haddad, localizada na Av. Getúlio de Moura 1302- Centro, Nova Iguaçu. Ingresso: R$7,00.

 

Exposição de artes plásticas no Cultural Bar

A tela ‘Casinha de subúrbio’ é uma das que estarão expostas no domingo

A tela ‘Casinha de subúrbio’ é uma das que estarão expostas no domingo

A artista plástica Mariana de Oliveira, moradora da Baixada Fluminense, apresenta seu trabalho em pinturas, desenhos e gravuras na exposição “Veias, caminhos cromáticos e poéticos”, no domingo (21), no Cultural Bar. Mariana utiliza diversas técnicas e expõe uma identidade visual marcante numa coletânea de imagens, cores e formas poéticas.
“A veia animal é o vaso que conduz sangue do corpo em direção ao coração. Veias vegetais são linhas orgânicas que conduzem seiva. Veias indicam as linhas, rumos, caminhos, desvios e fluxo que seguem a arte e a vida. É como se através da criação artística eu conseguisse expor as próprias veias, não as veias físicas, mas as da alma”, disse Mariana sobre a sua escolha para o tema.
As imagens expõem esse fluxo em linhas e cores. Expõem o olhar da artista, sua identidade e digital. As suas memórias e influências literárias. Além da exposição, o evento estará com o microfone aberto aos participantes que queiram compartilhar música e poesia.
A exposição funcionará das 17h30 às 23h30. O Cultural Bar fica na Rua Floresta Miranda, 79, Centro de Nova Iguaçu.

error: Conteúdo protegido !!