Encontro de Bois movimenta Praça do Pacificador

O Festival Nacional de Cultura Popular contou com boa presença de público na Praça do Pacificador Fotos: Rafael  Barreto

O Festival Nacional de Cultura Popular contou com boa presença de público na Praça do Pacificador
Fotos: Rafael  Barreto

Uma das manifestações culturais e folclóricas mais importantes do país marcou presença ontem, na Praça do Pacificador, com o “Encontro de Bois”, homenageando a cultura do “Bumba Meu Boi”. O evento foi uma das atrações do Festival Nacional de Cultura Popular – Interculturalidades 2016, organizado pelo Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o apoio do Ministério da Cultura e em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Caxias. O encontro faz parte da primeira semana da Maratona Cultura da UFF que acontece de 12 de agosto até 18 de setembro nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Niterói, trazendo como ideal a junção das várias culturas brasileiras.
“Duque de Caxias é uma cidade com raízes nordestinas e com uma cultura popular muito forte. Isso torna este evento e a parceria com a UFF muito valorizada ao trazer para o município grupos do Brasil tão importantes nesta representação”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, André Oliveira.
O “Encontro de Bois” contou com danças e reinvenções modernas e interculturais do Bumba Meu Boi, criando laços de identidade e de superação em suas representações. As apresentações que despertaram a curiosidade e atenção dos caxienses que marcaram presença na Praça do Pacificador ficaram a cargo dos grupos: Boi Floresta (São Luiz – MA); Boi Pintadinho (Miracema – RJ); e Arreda Boi (Santa Catarina). A musicalidade nordestina combinada com o figurino regado a penas e muitas cores trouxe ao público uma originalidade típica dos estados do Nordeste.
“É sempre um prazer participar de eventos em todo o país, representando a cultura do Bumba Meu Boi tão forte no Maranhão”, destacou Beneílton Pereira, devidamente caracterizado do grupo Boi Floresta.

Festival prossegue hoje

O figurino e as caracterizações chamaram muito a atenção do público

O figurino e as caracterizações chamaram muito a atenção do público

Além das apresentações, a programação contou com cortejos, shows, peças teatrais, cinema, artes visuais e rodas/mesas de saberes que mostraram um Brasil de tradições, religioso, festeiro, além de múltiplo e ao mesmo tempo singular.
“O Festival além do resgate e a manutenção das raízes nordestinas caxienses, traz uma visibilidade importante para cidade, inserindo cada vez mais Caxias nas manifestações culturais que acontecem no nosso estado”, ressaltou o subsecretário municipal de Cultura e Turismo, Beto Gaspari, ao lado do superintendente do Centro de Artes da UFF, Leonardo Guelman.
O Festival Nacional de Cultura Popular – Interculturalidades 2016 prossegue hoje, às 11h, novamente na Praça do Pacificador, com “A Chegança do Almirante Barroso” que mostrará uma dança dramática popular com origem portuguesa. A performance teatral conta a divergência entre cristãos e mouros. Confira a programação completa da Maratona Cultura da UFF no site: www.maratonaculturaluff2016.com.br.

error: Conteúdo protegido !!