Semana do Aleitamento Materno termina amanhã em Meriti

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A gerente do programa da criança e aleitamento materno, Maria Aparecida Pio de Abreu (à esq), e a nutricionista gerente da ATAN (área técnica de alimentação e nutrição), Vera Lúcia Pereira durante uma ação  Foto: Assimp Meriti/Divulgação
A gerente do programa da criança e aleitamento materno, Maria Aparecida Pio de Abreu (à esq), e a nutricionista gerente da ATAN (área técnica de alimentação e nutrição), Vera Lúcia Pereira durante uma ação
Foto: Assimp Meriti/Divulgação

Em sua 25ª edição, a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2016 trata do tema: o desenvolvimento sustentável. A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue realizando o evento, que teve o período de execução modificado em função da passagem da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 na cidade. Com programação estabelecida, normalmente, para o início de agosto, a SMAM 2016 começou no dia 15 e vai até amanhã.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno 2016, que é um evento mundial, discute a relação entre aleitamento materno e sustentabilidade e sua prática como parte essencial para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Profissionais do setor também aproveitam a oportunidade para ressaltar a importância da amamentação até, pelo menos, o sexto mês de vida dos bebês.
“O tema de 2016 exige uma reflexão que ultrapassa os limites da questão ecológica da amamentação. Amamentar é reduzir morbidades, mortalidade, desigualdades, violência, danos ambientais. Amamentar é promover a vida e a saúde e melhorar sua qualidade, é intensificar as relações sociais, é um resgate cultural da condição humana. A mulher também é beneficiada com o aleitamento materno, com redução do risco de certas morbidades como o câncer de mama e osteoporose. É um alimento saudável, balanceado e seguro”, disse a gerente do programa da criança e aleitamento materno, Maria Aparecida Pio de Abreu.
Durante o período de ação da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2016 em São João de Meriti, profissionais da rede municipal de saúde passam instruções sobre as maneiras corretas de realizar a coleta e o armazenamento do leite. Além disso, eles também visitaram as Unidades Básicas de Saúde e ESFs (Estratégia Saúde da Família) da cidade levando informações sobre o tema. Uma equipe composta por: fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, entre outros profissionais, estão dando suporte para a realização da SMAM.
A Secretaria de Saúde, por meio da Superintendência de Programas de Saúde, também está fazendo um trabalho de coleta de potes de vidro com tampa de rosca plástica para ajudar no abastecimento do Instituto Fernandes Figueiras/IFF. Os bancos de leite humano estão necessitando para uso das próprias maternidades e para as mães que desejam ser doadoras e não têm frascos para realizar o armazenamento. A população pode ajudar na campanha doando potes com bordas largas, sem pinturas no vidro e com tampas plásticas (potes de vidro de cafés solúveis ou de conserva de palmito, por exemplo).
“Qualquer outra prática de alimentar crianças pequenas, principalmente as lactentes, com substitutos do leite materno impacta de forma negativa a vida deles. Apoiar, incentivar e proteger o aleitamento materno é proteger a vida na Terra. E, doando para o Banco de Leite esses potes de vidro que iriam para o lixo, outras mães poderão se tornar doadoras e mais leite poderá ser coletado. É uma maneira sustentável de ajudar os bebês e o meio ambiente”, explicou a gerente do programa da criança e aleitamento materno.

Saiba mais sobre o aleitamento materno:

* Amamentar é cidadania. É um direito de a mulher amamentar e do bebê em ser amamentado. Amamentar auxilia no bem-estar humano.

* Quando incentivada e apoiada, a amamentação reduz o impacto dos desastres naturais, pode reduzir o abandono e a violência contra crianças pequenas.

* A amamentação impacta positivamente na redução da desnutrição e nos índices de mortalidade infantil, previne a obesidade e certas doenças crônicas.

* Segundo recentes pesquisas, a amamentação por mais de um ano pode proporcionar maior QI (Quociente de Inteligência).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!