Diversão e Lazer – 01/09

Exposição Joia de Artista chega ao Rio de Janeiro

A primeira edição do projeto tem inspiração em Lina Bo Bardi

A primeira edição do projeto tem inspiração em Lina Bo Bardi

Após lançar o projeto Joia de Artista, a Talento Joias inicia uma exposição itinerante, que começou em São Paulo e agora seguirá para o Rio de Janeiro. A mostra chega à galeria Anita Schwartz no dia 1º de setembro e já tem itinerário para seguir:
Galeria Anita Schwartz (Rio de Janeiro): de 01/9 a 10/9
Galeria Celma Albuquerque (Belo Horizonte): de 16/9 a 24/9
Galeria Paulo Darzé (Salvador): de 27/9 a 01/10

sobre o projeto:

Em 2016, a Talento dá início ao projeto Joia de Artista, uma iniciativa que pretende pelos próximos cinco anos cruzar o universo artesanal da joalheria com a produção de artistas emblemáticas na cultura brasileira.
A primeira contemplada é a arquiteta Lina Bo Bardi que, em 1947, antes mesmo de esboçar seus projetos mais famosos, como a Casa de Vidro e o MASP, desenhou o que poderia vir a ser uma coleção de joias made in Brazil, com foco em pedras brasileiras.
Vanguardista, Lina desenhou pelo menos 19 esquetes de colares, anéis e pulseiras e deu vida a um colar histórico, feito com uma cascata de águas-marinhas, que funcionava como uma espécie de manifesto.
Colar que foi roubado em 1986 reeditado agora, exatamente 30 anos depois, em uma série limitada a dez peças, todas numeradas e certificadas pelo Instituto Lina Bo e P. M. Bardi.
Lançado em agosto, na Casa de Vidro, em São Paulo, o projeto tem curadoria de Waldick Jatobá e Johanna Birman e conta ainda com a participação da designer Claudia Moreira Salles, que desenhou o estojo onde a joia será acoplada.

 

Programação olímpica gera movimento no Shopping Grande Rio

Em abril, o Shopping Grande Rio, localizado na Baixada Fluminense, e administrado pela Aliansce Shopping Centers, apoiadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, iniciou uma ampla programação focada em esportes para envolver e informar o público da região.
Inspirado na Grécia Antiga, o shopping presenteou a Baixada Fluminense com a Arena Olímpia, espaço interativo que transportou o público para dentro da história dos Jogos Olímpicos oferecendo oportunidades de interação com diversos esportes.
Ao longo de quatro meses, o Grande Rio promoveu dezenas de ações. Cerca de 3,7 milhões de clientes circularam no shopping no período, sendo que 1,5 milhão visitaram a arena e assistiram apresentações de atividades ligadas aos esportes que integram a agenda olímpica. Uma exposição histórica com visita guiada recebeu, ao longo do período, alunos de 40 escolas, reunindo mais de 1.400 crianças.
Segundo a gerente de Marketing, Vanessa Mourão, a programação fortaleceu a relação do shopping com os moradores da região. “Um dos indicadores é a fanpage do Grande Rio, que conquistou milhares de novos fãs e apresentou crescimento de 35,5% no número de curtidores. Os assuntos relacionados à Arena Olímpia representaram cerca de 30% do share de mídia no período”, destaca a executiva.

Ações para setembro

O Shopping Grande Rio continua com ações inspiradas no mundial esportivo no mês de setembro. Em parceria com o cinema Kinoplex, segue até o dia 04 uma exposição destacando esportistas paraolímpicos.
Outra ação importante é o apoio ao programa social Viva Vôlei, projeto que tem como principal objetivo reduzir a evasão escolar e levar os valores éticos e morais aos jovens. As aulas sobre os fundamentos do vôlei acontecem duas vezes por semana. A iniciativa tem a chancela da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e é gerenciada pelo ex-jogador de vôlei Marcos Aurélio Gonçalves.

 

17ª edição da Mostra Nós do Morro comemora 30 anos do grupo

Como parte das comemorações ao aniversário de 30 anos do Nós do Morro, o grupo promove a Mostra Nós do Morro – 30 Anos de Arte durante todo o mês de setembro. Espetáculos teatrais, filmes e o tradicional show de variedades Campinho Show, sob comando de Guti Fraga, fazem parte da 17ª edição do evento. De 02 a 29 de setembro, três espaços do Vidigal recebem a programação gratuita produzida por alunos e professores da escola de teatro do grupo, além da Sessão Cine Nós do Morro Especial – Reimagine Rio: Casarão Nós do Morro (sede da companhia), Teatro do Vidigal e Vila Olímpica do Vidigal. A Mostra Nós do Morro – 30 Anos de Arte tem patrocínio da Petrobras.
“É uma celebração pelos 30 anos do Nós do Morro. Por isso, ao longo de 2016, os alunos e professores se debruçaram sobre as peças autorais do grupo, para festejar, rememorar e multiplicar a sua história”, conta Luciana Bezerra, coordenadora da Mostra e diretora de projetos do grupo Nós do Morro. As comemorações continuam com dois projetos programados para os meses de outubro e novembro, em outros espaços da cidade: Ocupação Nós do Morro 30 anos no Espaço Sesc, em Copacabana; e Ocupação Nós do Morro no Teatro Serrador, no Centro.
Dramaturgo do Grupo Nós do Morro, Luís Paulo Corrêa e Castro assina os textos dos quatro espetáculos que integram a Mostra Nós do Morro – 30 Anos de Arte. As duas práticas de montagem que podem ser vistas novamente são É proibido brincar (1998) e Noites do Vidigal (2002). A peça Abalou, um musical funk (1996) e o texto inédito Bataclã, que estreia no dia 30 de setembro no Espaço Sesc, farão ensaios abertos nesse período.
Além dos espetáculos, o tradicional show de variedades idealizado e apresentado por Guti Fraga desde a década de 1990, o Campinho Show terá uma edição na Vila Olímpica do Vidigal. Sob direção de Fátima Domingues, o evento une diferentes atrações, artistas da comunidade e distribuição de prêmios e brindes para a plateia, no estilo dos programas de auditório do Chacrinha.
O cinema também está na programação com a Sessão Cine Nós do Morro Especial – Reimagine Rio, com exibições no Casarão do Nós do Morro. O projeto Reimagine Rio reúne cinco documentários sobre pessoas e projetos que foram capazes de reimaginar sua própria história e gerar mudanças em suas comunidades. A direção é de Kátia Lund e Lili Fialho. Os títulos são: Nosso cinema nosso (Cinema Nosso), No risco do circo, no risco da vida (Crescer e Viver), Assó, adorei o jongo! (Jongo da Serrinha), Não deixe a peteca cair (Miratus) e Loucos dizem que somos (Campinho Show).

error: Conteúdo protegido !!