Saúde e Beleza – 02/09

Como emagrecer com saúde: aposte na reeducação alimentar
Dietas restritivas X Reeducação alimentar

Você já ouviu falar no temido efeito sanfona ou ioiô? É quando o peso não se mantém estável, aumentando e diminuindo em um curto espaço de tempo por diversas vezes. Para muitas pessoas, isso é uma realidade e elas convivem com isso durante anos… às vezes por uma vida inteira.
Estar acima do peso pode fazer com que o desejo pelo imediatismo fale mais alto e as escolhas sigam caminhos que podem ser verdadeiras ciladas. Optar por restrições alimentares, como retirar o carboidrato da alimentação sem necessidade, pode levar à perda de peso em curto prazo, mas, normalmente, isso não é sustentável e o ganho de peso na balança volta a atormentar cedo ou tarde. Mas por que isso acontece?
As restrições alimentares funcionam como uma privação. O corpo não sabe o motivo pelo qual está sendo privado, você não consegue dizer isso a ele. Então, ele vai agir da mesma forma que agiria se estivesse em uma situação de risco. No caso da exclusão drástica dos carboidratos da dieta, o corpo entende que está sem acesso aos carboidratos, que são as fontes de energia da alimentação. Os primeiros sinais do corte de carboidratos são cansaço, fadiga, irritabilidade e sonolência. Apesar da perda de peso, como o corpo está em privação, assim que voltam os antigos hábitos, ele vai querer se aproveitar dessa situação de disponibilidade de alimentos, o que torna o armazenamento de energia algo favorável nesse momento. Além disso, os sinais do corte de carboidratos podem fazer com que as suas escolhas não sejam lá as melhores – se você não tiver hábitos de vida saudáveis, dificilmente vai conseguir sustentar essa perda de peso.
Outro fator importante é que o processo de perda de peso exige ajustes fisiológicos do corpo. “Em outras palavras, o corpo precisa “se acostumar” com o novo peso, por isso os hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de atividades físicas, são fundamentais para garantir o sucesso na manutenção do peso conquistado”, comenta o nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta.
Em grande parte dos casos, pessoas acima do peso que tomam medidas imediatistas, apenas visam a redução do peso e não avaliam a necessidade da criação de rotinas saudáveis e da mudança dos ambientes em que vive. Retomar a “vida normal” após a perda de peso sem uma mudança de hábitos de vida, faz com que o emagrecimento não seja sustentável.
Programas de reeducação alimentar, como o Vigilantes do Peso, tem como objetivo ensinar as pessoas a equilibrar a alimentação, contemplando a variedade com moderação e a flexibilidade para poder participar da vida social sem prejudicar a saúde. Além disso, incentiva seus Associados à realizarem alterações no seu dia a dia, estimulando-os a se mexerem mais e a aproveitarem o seu tempo pessoal. O VP entende que o bem-estar físico e mental são fatores chave para o equilíbrio e que, juntos, proporcionam uma perda de peso saudável e duradoura.

error: Conteúdo protegido !!