Diversão e Lazer – 06/09

Exposição em Duque de Caxias mostra trabalhos de autistas

O pequeno Luiz Miguel mostra para a avó o trabalho que fez para exposição

O pequeno Luiz Miguel mostra para a avó o trabalho que fez para exposição

Crianças e adolescentes autistas do Núcleo de Arte Terapia Tear ganharam uma exposição na biblioteca municipal Leonel de Moura Brizola, em Duque de Caxias. A mostra ‘Olhares’, aberta na sexta-feira (2), reúne 34 obras destes jovens pintores, com idade entre três e 16 anos. O público pode conferir a exposição até o dia 30 de setembro.
“Alguns desses pequenos artistas estão chegando em sua quarta exposição. Tudo é construído através de um momento singular de cada criança. Não existe nada copiado. O processo de arte terapia oferece todos os materiais, e as crianças vão se identificando com o que mais gosta. A partir daí começam a produzir o que veem. Cada trabalho exposto aqui tem uma explicação, existe uma história por trás. São obras genuínas, que não têm preço”, explicou a coordenadora do núcleo, Valéria Ramos.
O artista plástico Paullo Ramos, que também coordena o núcleo de arte terapia, explicou durante o vernissage sobre o projeto e o apoio que tem recebido da Prefeitura de Caxias, através da secretaria de Cultura e Turismo.
“O importante é que percebam esse trabalho como fundamental para o desenvolvimento. Cada pessoa tem sua dualidade, razão e emoção afetada. Essas peças de quebra-cabeça representam a fragmentação, que vem a ser símbolo do autismo. Nossa tarefa é colaborar para que a dualidade fragmentada se junte. Antes não existia uma ponte para fazer com que a criança e adolescente autista viesse para o nosso mundo e essa ponte é a arte. O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes autistas e esclarecer a arte terapia através de um outro olhar”, destacou Paullo.
Avó do pequeno Luiz Miguel da Eira Lima, de 9 anos, Maria de Fátima Stefani esteve na Biblioteca Leonel Brizola para prestigiar do neto e elogiou o trabalho feito pelo Núcleo de Arte Terapia Tear.
“Desde que iniciou esse trabalho, o (Luiz) Miguel apresentou uma evolução muito grande. A arte terapia tira a criança autista da inércia de aprender. No início ele só desenhava um risco, era algo bem primitivo. Hoje consegue fazer desenhos lindos como o que está exposto aqui”, disse Stefani.
Arte Terapia
O Núcleo de Arte Terapia Tear realiza um trabalho com crianças e adolescentes autistas há cerca de três anos, através de cursos, palestras, atendimentos clínicos. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através dos telefones (21) 98059-4941 ou (21) 96656-6152.
Serviço
Exposição: Olhares
Duração: de 2 a 30 de setembro
Local: Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola (Praça do Pacificador, s/n – Duque de Caxias)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Telefone para agendamento de visita: 2672-3155

 

Élane Gonçalo apresente Othello na Lapa

160905 H72A escritora, atriz e diretora teatral Élane Gonçalo, que há 13 anos ministra um curso de teatro em Nova Iguaçu, está em cartas com a peça Othello, de William Sheakespeare. A história se desenvolve nos dias atuais, com muita trage-comédia no texto. Othello é um morador de rua, chefe dos flanelinhas que dominam os estacionamentos públicos do centro do Rio de janeiro.
É um homem temido por seu temperamento agressivo, mas tem uma fraqueza. Seu imenso amor por Desdêmona, moça linda, que tinha uma vida estável, que fugiu de casa para morar nas ruas com Otelo. Iago, um dos flanelinhas que trabalham com Othello, quer vingança e fará de tudo para destruí-lo, pois foi preterido por Othello, que escolheu Cássio, um ex-professor de matemática, para tomar conta das ruas em sua ausência.
Iago simula que Cássio é amante de Desdemôna, podendo assim vingar-se deste e do rei das ruas Othello.

Serviço:

Local: Centro Cultural Othello
End.: Rua Moraes e Vale, 15 – Lapa – RJ
Ingressos: R$30
Setembro: dias 3, 9, 10, 17, 24
Sábados as 21h. Exceto dia 10. A apresentação será apresentada no dia 9 sexta.
Informações: 2198632-6960 / 98070-1626 / 2509-3288 www.facebook.com/othellodewilliamshakespeare

 

Inscrições para Festival Nacional de Teatro de Caxias prorrogadas até dia 10

O Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias (CPT), responsável pela organização do 13º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, prorrogou as inscrições até o dia 10 de setembro. O festival acontece de 7 a 23 de outubro no Teatro Raul Cortez e os três melhores espetáculos nas categorias Infantil e Adulto receberão R$ 30 mil em prêmios, além de troféus. O festival que este ano espera atrair 15 mil espectadores e mais de 300 profissionais de todo Brasil, conta com apoio da secretaria municipal de Cultura e Turismo.
Também receberão troféu o Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor ator coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Cenografia, Melhor Iluminação, além do prêmio CPT de Dramaturgia.
Os interessados deverão encaminhar o formulário com toda documentação exigida no edital – disponível no sitehttp://cptdc.blogspot.com.br/ – do festival aos cuidados do diretor do CPT, Guedes Ferraz, no Teatro Municipal Armando Melo, na Avenida Frei Fidelis, s/n – Centro. Outras informações pelo telefone (21) 2671-3056.

error: Conteúdo protegido !!