Diversão e Lazer – 19/05

Exposição sobre a Física para deficientes visuais em Caxias
150518 H71
O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que destaca a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos. Ele será celebrado durante 2015 e em Duque de Caxias receberá uma comemoração dedicada aos deficientes visuais. É que na quinta-feira, 21, será inaugurada a exposição “Luz ao Alcance das Mãos”, no Museu Ciência e Vida, no bairro 25 de agosto. A ideia é mostrar a possibilidade para estas pessoas receberem aulas de Física, óptica, aprendendo os fenômenos da luz.
A exposição foi desenvolvida pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, em São Carlos e tem a finalidade de proporcionar o ensino de conceitos físicos à diversidade de públicos, quebrando possíveis barreiras no processo de aprendizagem. O evento tem a parceria do Governo do Estado, através do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância (Cecierj) com o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias.
O que alunos que possuem deficiências visuais conseguem de fato entender das aulas de física, sobretudo as aulas de óptica, que explica os fenômenos da luz? Esta pergunta surgiu no Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (USP) em função de suas atividades de divulgação de ciência e resultou no desenvolvimento da exposição: “Física ao alcance das mãos”. Maquetes e painéis tátil-visuais apresentam alguns conceitos a respeito da luz através da experimentação manual. Para acompanhar a exposição uma sessão de planetário, que aborda as constelações e suas sazonalidades, além dos diversos planetas do sistema solar, foi desenvolvida com os mesmos princípios. Além disso, o público que não possui deficiência visual também pode usufruir da exposição.
O Museu Ciência e Vida fica na Rua Aílton da Costa, s/n – Bairro 25 de Agosto. Mais informações no telefone: (21) 2671-7797 ou pelo site: www.museucienciaevida.com.br.

Domingo é dia Roda de Samba na Posse

A Roda de Samba Quintal do B9 convida um dos melhores partideiros do mundo do samba. Gabrielzinho do Irajá e o eterno Zé Roberto sobem ao palco do B9 no dia 24 de maio, mais uma vez e comandam a roda de samba com o Grupo Sambatuque. Para recarregar as energias, a feijoada é liberada até às 17h.
O evento acontece no Espaço Cultural Fernando Cid que fica na Avenida Duque Estrada Mayer, 331 – Posse – Nova Iguaçu (Ao lado da 52ªDP). Ingressos a venda no local. Informações e reservas pelo whatsapp 96457-4593.

Cinema Petrobras em Movimento
150518 H73
O Cinema Petrobras em Movimento leva a partir desse mês filmes nacionais gratuitamente até cidades do interior do país. Hoje e amanhã, dias 19 e 20, as sessões acontecem em Duque de Caxias. Dois filmes foram selecionados para cidade que são: Tainá 3 – A Origem, de Rosane Svartman e Rio 2, de Carlos Saldanha. Os dois remetem ao universo infanto-juvenil e à questão ambiental.Tainá 3 conta a história de uma jovem índia na floresta amazônica que tenta desvendar seu passado e Rio 2 é a sequência da balada produção sobre o papagaio Blu.Hoje as sessões acontecem na Escola Municipal Professora Maria Anger Dias Guarino às 8h, 10h, 13h30, 15h30.Amanhã, as exibições serão no Auditório do CIEP 209 Ataulfo Alves às 8h30 e 13h30.

error: Conteúdo protegido !!