Bola Cheia
Nova Iguaçu, agora, ostenta o título de primeira colocada em termos de percentual de crescimento na educação na Região Metropolitana. Segundo o MEC, a Cidade governada por Nelson Bornier pulou da 85ª para a 5ª posição no índice do IDEB que avaliou o Desenvolvimento da Educação Básica (primeiros anos do ensino fundamental). Boa notícia!
Bola Murcha
Ontem à tarde, cabos eleitorais portando bandeiras próximo à estação do trem de Comendador Soares ‘faziam pouco de adversários’ e até usavam palavras não educadas uns com os outros. Embora tenham ficado no campo verbal, é bom lembrar que a campanha política passará e os ‘cabos’ seguirão suas vidas nas comunidades que moram.
Secretário estadual de Saúde participa
de homenagem ao pai na Câmara
Em noite marcada por muita emoção, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira, foi agraciado com a Medalha de Mérito Comendador Soares, maior honraria iguaçuana, na sessão da última terça-feira (6). Seu filho, o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Júnior, emocionou a todos ao falar da importância do pai em sua vida e na da sua família. Familiares, amigos e autoridades estiveram presentes à cerimônia, que lotou o plenário da Casa Legislativa. Com seu espírito irreverente, o homenageado arrancou risos e aplausos dos presentes ao falar da sua história como vereador de Nova Iguaçu. O presidente da Câmara, Mauricio Morais, presidiu a sessão. A autoria do projeto foi do vereador Carlão Chambarelli (PTB).
Na foto, o secretário Luizinho, seu filho Luiz Felipe, o homenageado Luiz Antonio Teixeira, vereador Carlão e o presidente da CMNI, Mauricio Morais.
Senai de Caxias
Em outubro, o SENAI Duque de Caxias ganha um novo curso em seu portfólio: Técnico em Petroquímica, que surgiu devido à falta de mão de obra qualificada para trabalhar no setor. E para abordar o mercado na área, na próxima quarta-feira, dia 14, às 19h, a unidade (Travessa Arthur Goulart, no 124, bairro Centro, Duque de Caxias) irá promover uma palestra gratuita de Orientação Profissional.
Senai de Caxias (2)
O encontro contará com a participação do profissional Mauro Magenta, coordenador de Educação Industrial da empresa Braskem, a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas, líder mundial na produção de biopolímeros e maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos. Para participar, os interessados devem realizar sua inscrição no site do SENAI http://www.cursosenairio.com.br/orientacaoprofissional#.
Campanha esquenta
Na semana que passou, candidatos a prefeito e vereadores dos municípios brasileiros começaram a respirar aliviados e aumentarem o pique nas campanhas visando as eleições de 2 de outubro. Na Baixada Fluminense, não é diferente. À medida que o TSE confirma o registro dos candidatos e coligações, a motivação em busca do voto aumenta. Em algumas sedes de campanha até churrasco rolou na confirmação das chapas e nominatas. “Daqui em diante, serão 22 dias de muita correria”, diz o prefeito Nelson Bornier, que tenta se reeleger em Nova Iguaçu.
Mutirões de limpeza ganha força em Itaguaí
Sacolas de plástico, garrafas PET e todo o tipo de entulho e lixo despejado irregularmente às margens da linha férrea. Esta é uma cena, infelizmente, comum e que apresenta uma realidade contra a qual a comunidade sempre lutou e que, a partir do início desse ano ganhou uma grande aliada: a gerência geral de Faixa de Domínio e Interferências. A partir daí, os mutirões de limpeza da ferrovia se tornaram mais frequentes e efetivos, principalmente porque o trabalho de conscientização junto às comunidades também ganhou força. Nesta semana, o trabalho foi realizado em Itaguaí/RJ.
Favela Criativa
A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro anuncia o lançamento de um conjunto de nove editais, distribuídos em 14 linhas de ação, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e a Light. A proposta é estender, a 30 municípios do estado, da área de concessão da Light, os resultados alcançados pelo programa ‘Favela Criativa’ na cidade do Rio de Janeiro. O evento de lançamento será no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, a partir das 11h deste sábado (10).
Favela Criativa (2)
Ampliado para abrigar a diversidade de territórios, incluindo quilombos, espaços rurais e espaços urbanos como um todo, o programa passa a se chamar Territórios Culturais RJ/Favela Criativa e prevê um investimento de R$ 6,5 milhões, com recursos da Light, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Estes recursos serão distribuídos entre mais de 130 projetos, circunscritos aos 31 municípios atendidos pela Light e a 19 favelas em áreas de UPP – estas, beneficiadas pela parceria com o BID.
Favela Criativa (3)
Os editais reafirmam a estratégia da Secretaria de Cultura de estender suas ações à Baixada Fluminense e ao interior do estado. O incentivo de ações criativas e inovadoras, com respeito às particularidades de cada localidade, gera um impacto positivo e estimula o desenvolvimento social e econômico desses territórios a partir da cultura. O Museu Ciência e Vida fica na Rua Aílton da Costa, s/nº, no bairro Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias.
Mais informações: http://www.cultura.rj.gov.br/tcfc2016