Visão Geral – 13/09

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

O primeiro fim de semana de teatro em Queimados bombou com dois espetáculos gratuitos para a população. Com palhaços, habilidades malabares, mágica, marionete, música e poesia, os espetáculos “Café Pequeno da Silva e Psiu” e “A Farsa do Amor Acabado” abriram a 7ª edição do Festival de Teatro da cidade. As peças fazem parte das 25 apresentações que irão até o dia 24 deste mês.

 

Bola Murcha

Pegou muito mal para a já desgastada imagem da ex-presidente cassada Dilma Rousseff (PT), ter mandado matar o labrador ‘Nego’, cachorro idoso e dócil que virou o xodó dos funcionários do Palácio Alvorada, onde Dilma morou. Segundo Rousseff, o cão não suportaria viagem até Porto Alegre. Pura maldade contra o animal, por parte de quem fez muito mal ao povo brasileiro.

 

Prefeitura fecha UPA Bom Pastor

160912-h41Devido à crise que assola o Estado, a Prefeitura de Belford Roxo está tentando, há mais de um ano, encontrar meios para conseguir manter a única Unidade de Pronto Atendimento da cidade, a UPA de Bom Pastor. Mas, devido a falta de repasse do Governo Estadual a mesma pode fechar as portas.
Na Unidade de Pronto Atendimento, falta desde medicamentos a produtos básicos de limpeza. Sem contar o salário em atraso dos profissionais de saúde. O que vem dificultando o atendimento aos pacientes. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Saúde, vinha, desde 2015, utilizando recursos próprios para sustentar as despesas da unidade, o que hoje já não está sendo mais possível.
Assim, pensando no bem estar da população, a Secretaria Municipal de Saúde, enviou um ofício para a Secretaria Estadual cobrando, em 15 dias, um posicionamento referente ao rombo de mais de R$ 9 milhões de reais no repasse para a UPA. Caso não receba o repasse, a UPA Bom Pastor fechará as portas.
“Já não temos mais recursos para custearmos, sozinhos, os gastos da UPA Bom Pastor. Por conta da falta de repasse, hoje, o Município está enfrentando uma crise jamais vista. Não queremos de forma alguma ter que tomar esta atitude, mas a decisão já não está em nossas mãos, o Estado deve fazer este repasse para que possamos continuar com o funcionamento da unidade”, disse o secretário de Saúde Marcio Valério.

 

Apenas um fora

Até o final da manhã de ontem, o TSE informava em seu site: dos candidatos a prefeito em Nova Iguaçu, somente Rogério Lisboa, do PR, que tem como vice na chapa o vereador e petista, Carlos Ferreira, o Ferreirinha, seguia indeferido, mas com recurso.
Os demais, Adriano Dias (Rede), Nelson Bornier (PMDB/reeleição), Delegado Carlos Augusto (PSDB), Fernandinho Muguet (PTdoB), Professora Leci (PSOL) e Rosângela Gomes (PRB), estavam aprovados. “Sobre o Rogério, o problema está na documentação, o que será resolvido”, disse um advogado a esta coluna.

 

TSE veta Carlão
e Alcemir Gomes

Uma das surpresas na lista do TSE, o indeferimento de duas candidaturas – Carlão Chambarelli, líder do Governo Bornier na Câmara, e Alcemir Gomes, também vereador, ambos do PTB – mostrava, até ontem, que a Justiça Eleitoral em sua nova fase não está para brincadeiras. Outro ligado ao poder iguaçuano e indeferido, Dekias, do PSC, entrou com recurso em Brasília e tem confiança de que concorrerá em 2 de outubro. No final da tarde Carlão e Alcemir já tinham chances de recuperar a condição de disputa.

 

Rebola, mas
não sai

Por falar em Justiça Eleitoral, o presidente do TSE, Gilmar Mendes, cercou a fiscalização pelos três lados: TSE, TCU e Justiça Federal. Desta vez, quem está na lista negra dos tribunais de contas estaduais ou tem pendências judiciais vai sofrer as consequências. A linha dura e justa do Ministro Gilmar está deixando muita gente de orelha em pé na campanha eleitoral. “Tem muitos rebolando mas não conseguem sair do laço”, brincou uma fonte partidária da coluna. O STF, tirou a força dos tribunais estaduais, porém a jiripoca está piando.

 

LiteraCaxias

O evento literário LiteraCaxias teve sua primeira edição em 19 de Abril de 2015, e mais duas edições em Outubro e Abril. O evento nasceu a partir de um grupo de amigos, tendo Natália Higino como precursora e idealizadora. Em sua primeira edição contou com quinze autores, dentre eles Vinicius Grossos (A Sereia Negra e O Garoto Quase Atropelado) e Renata Ventura (A Arma Escarlate e A Comissão Chapeleira). Com um público estimado de 150 pessoas. Além das rodas de conversas com os autores participantes, em todas as edições o LiteraCaxias também organiza em suas edições concursos e jogos literários para interação com seus leitores e autores. Além de diversos sorteios.

 

LiteraCaxias (2)

O intuito da criação do LiteraCaxias foi disseminar a literatura em uma localidade onde quase não existem eventos voltados para essa área, ou são poucos conhecidos. O crescimento do evento mostrou a necessidade dele e fez com que se passassem três edições, em todas com o máximo de sucesso esperado. Assim como divulgar a literatura, um dos principais pontos fortes é a valorização dos autores que fizerem e fazem parte dessa empreitada.

 

Para finalizar…

O reconhecimento de um trabalho no campo da Cultura, independente de como se dá, fortalece a autoestima dos agentes e ainda estimula a prática nas comunidades carentes. No passado, Nova Iguaçu e outras cidades da Baixada sediaram momentos culturais marcantes, produzidos por gente humilde e idealista. Quem sabe, acontece novamente, não é?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!