Lula é o “comandante do esquema de corrupção”, diz MPF

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dirigiu e se beneficiou do que foi batizado como "propinocracia" Foto: Instituto Lula

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dirigiu e se beneficiou do que foi batizado como “propinocracia”
Foto: Instituto Lula

A força-tarefa da Lava Jato, em coletiva de imprensa na tarde de ontem (14), detalhou a denúncia contra Lula, Marisa Letícia e mais seis, destacando o funcionamento do que chamou de “propinocracia”. O procurador Deltan Dallagnol, que deu início à coletiva tentando responder a críticas contra o trabalho da Operação, apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o “comandante máximo do esquema de corrupção”.
Depois de mostrar um balanço de todas as ações da Operação Lava Jato, Dallagnol destacou que chega-se hoje ao “topo” do esquema. Ele procurou ressaltar que o MPF “não está julgando quem Lula foi ou é como pessoa, o que ele fez ou não pelo povo brasileiro”, e o que o mesmo vale para o Partido dos Trabalhadores (PT).
O procurador também respondeu a críticas sobre o número de prisões da Operação, buscando justificar que um pequeno número de presos ainda está sem sentença, oito acusados, e que “prisões não são feitas para forçar colaborações”, pois 70% dos acordos de colaboração foram firmados com réus soltos. Para Dallagnol, as críticas à Operação Lava Jato são “absolutamente genéricas”. “Se existe abuso, qual é o caso?”
O ex-presidente Lula, sua mulher Marisa Letícia e mais seis pessoas foram denunciadas à Justiça pela primeira vez, ontem, na Operação Lava Jato. Também foram denunciados o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o empresário Léo Pinheiro, da OAS, Paulo Gordilho, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira.
Os procuradores afirmam que o ex-presidente recebeu vantagens indevidas referentes à reforma de um tríplex em Guarujá (SP) feita pela empreiteira OAS. De acordo com o MPF, a reforma foi oferecida a ele como compensação por ações do ex-presidente no esquema de corrupção da Petrobras.
O MPF investiga ainda se as obras realizadas pela Odebrecht em um sítio frequentado pela família de Lula em Atibaia (SP) também consistem em vantagens indevidas recebidas pelo petista. No entanto, nenhum representante dessa empreiteira foi incluído na denúncia.
>> Naturalidade – Quando recebeu a notícia com naturalidade, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrava em um hotel da zona sul de São Paulo, onde se reuniu com o conselho político da presidência do PT. O encontro era para tratar de assuntos internos do partido, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, mas acabou sendo ofuscado pela denúncia feita pelo Ministério Público Federal.
Rui Falcão: denúncia não tem fundamentação

O procurador Deltan Dallagnol mostra numa projeção o esquema apurado pela Lava Jato Reprodução da TV

O procurador Deltan Dallagnol mostra numa projeção o esquema apurado pela Lava Jato
Reprodução da TV

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou na tarde de ontem que a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era esperada, já que o presidente é alvo de uma constante perseguição, mas que não há fundamentação nenhuma. “Lula não cometeu nenhum crime, não é dono de nenhum tríplex nem de sítio”, afirmou.
Segundo Falcão, há uma grande perseguição contra Lula para torná-lo inelegível. “O Lula está acostumado com perseguição, ele tem o couro duro”, comentou.
De acordo com o presidente do PT, o partido não cogita uma prisão do Lula, porque isso seria uma arbitrariedade incrível e impensável. “Espero que a denúncia do Ministério Público nem seja aceita”.
Questionado se Lula será o candidato do partido em 2018, Falcão afirmou que no momento a luta do PT é por eleições antecipadas e não confirmou a possibilidade de o ex-presidente voltar a concorrer à presidência. Falcão também negou que Lula poderia assumir a presidência do PT, afirmando que o partido busca uma renovação e que, se isso ocorresse, o ex-presidente seria uma alvo fácil de críticas.

error: Conteúdo protegido !!