Japeri recebeu Copa Rio de Janeiro neste domingo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Cidade respirou esporte na ensolarada manhã de um domingo de outono e recebeu atletas de vários países Foto: Roberto de Oliveira/Divulgação
Cidade respirou esporte na ensolarada manhã de um domingo de outono e recebeu atletas de vários países
Foto: Roberto de Oliveira/Divulgação

Na manhã de domingo (17), Japeri sediou a terceira etapa da Copa Rio de Ciclismo, com saída do Paço Municipal, em frente à sede da prefeitura. Foi a primeira vez que a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) realizou uma prova de alto nível na Baixada e o evento, promovido pelo Instituto Faça, contou com o apoio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer e supervisão técnica da Fecierj.
Cerca de 500 atletas do Brasil, da Argentina, da Bolívia e da China, inclusive 50 brasileiros que tentam pontuação para participar das Olimpíadas de 2016, percorreram a pista do Arco Metropolitano divididos em 28 categorias de federados e amadores, pedalando por três percursos diferentes, com extensões de 139, 111 e 52 km. Entre os favoritos estavam Flávio Baiano e Luciane Ferreira, 30 anos, de Mato Grosso do Sul, campeões da etapa anterior, em Angra dos Reis. A próxima corrida será na Enseada de Botafogo, dia 21 de junho.
O secretário de Governo Cláudio Vieira salientou a importância de um evento como a Copa Rio de Ciclismo acontecer na cidade. “É de suma importância para nós esse tipo de atividade. Estamos recebendo os 10 melhores ciclistas do país e atletas de todo Brasil. Estão de parabéns o secretário de Esportes, Francisco Nacélio, a secretaria de Governo, secretaria de Estado. É um evento de muita grandeza”, afirmou.

Secretário de Esportes, Francisco Nacélio, e o secretário de Governo, Cláudio Vieira, que deu  bandeirada de largada da primeira bateria Foto: Roberto de Oliveira/Divulgação
Secretário de Esportes, Francisco Nacélio, e o secretário de Governo, Cláudio Vieira, que deu bandeirada de largada da primeira bateria
Foto: Roberto de Oliveira/Divulgação

Francisco Nacélio disse que o evento coloca Japeri no circuito esportivo, estimula os atletas locais e trouxe clientes para as pousadas da cidade. “A bicicleta já faz parte do dia a dia da população de Japeri, que a usa para ir de casa até as estações de trem de Japeri e Engenheiro Pedreira, onde a SuperVia instalou bicicletários”, lembrou, acrescentando que após as premiações dos vencedores, o Instituto Faça sorteou duas bicicletas ao público. Para concorrer, as pessoas precisavam preencher o cupom promocional.
O presidente da Fecierj, Cláudio Santos, afirmou que estava muito feliz em voltar à Baixada, dessa vez em Japeri, porque já promoveram provas na Via Light. “Este é um circuito novo, o Arco Metropolitano é um local maravilhoso para provas de estrada pela topografia e pelo asfalto que tem muita qualidade e nos permite fazer uma prova longa, de resistência”, afirmou Santos, agradecendo também a receptividade da população e a parceria com a prefeitura de Japeri.
Arco Metropolitano no roteiro

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), que administra a RJ 493 mais conhecida como Arco Metropolitano, interditou a rodovia. A largada e a chegada de todas as categorias aconteceram no Paço Municipal, em frente à Prefeitura. Eles seguiram pelo Arco, no sentido Itaguaí, contornaram o acesso ao portal de Japeri e retornaram ao local de chegada.
Estiveram presentes ao evento também os secretários de Assistência Social, Reginaldo Santos, de Cultura, Márcio Rodrigues, e de Segurança Pública, Transporte e Trânsito, Paulo Affonso Rêgo. Fundador do Clube de Ciclismo de Valença, o senhor Bilica, 78 anos, também animou a competição.
Dois meses de preparação

Matogrossense que mora em São José dos Campos, São Paulo, Luciene Ferreira, 30 anos, é ciclista há 17. Ela foi a campeã da etapa de Angra dos Reis e estava empolgada com a competição em Japeri. “Eu me preparei por dois meses para esse percurso de estrada que é duro, longo, mas acima de tudo desafiante, por ser inédita”, contou ela, que busca pontuação para concorrer nas Olimpíadas de 2016. Sua equipe é do Carrrefour-Funvic.
>> Copinha Rio – Dois meninos moradores do bairro Nova Belém, em Japeri, foram os ganhadores em suas categorias. Tiago Santos Cândido, 10 anos, sagrou-se campeão na categoria 7 a 10 anos e Breno da Silva Pinto, 12 anos, venceu na de 10 a 12 anos. O caçulinha da competição era Breno Henrique Dantas, 3 anos, morador de Nova Iguaçu, que participou da prova sob o olhar atento da mãe Maria Lúcia Silva Monteiro.
Atrações extras, premiações e handbike para especiais

Os especiais handbikes também competiram nos 52 quilômetros da etapa Foto: Roberto de Oliveira/Divulgação
Os especiais handbikes também competiram nos 52 quilômetros da etapa
Foto: Roberto de Oliveira/Divulgação

Para tornar o domingo muito animado, a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo promoveu apresentações de Zumba Fitness, Lamba Mix, Tai Chi Chuan e Capoeira, além da competição ciclística. Para participar, era só comparecer. Não havia distinção de sexo ou idade.
>> Premiações – Prêmios que somavam R$ 15 mil foram oferecidos aos três primeiros colocados, além de troféus e camisetas, até o quinto colocado, dependendo da categoria. A Copa Rio de Janeiro de Ciclismo é uma realização do Instituto Faça, com o patrocínio-máster do Bradesco Seguros, e do grupo Carrefour.
>> Pessoas com Necessidades Especiais – Eduardo Pimenta, Marcos Moura, Eduardo Câmara, Amadeo Cendonha, Ulisses Freitas e Edson Nascimento são pessoas com necessidades especiais que não perdem uma competição. Eles participaram da prova de 52 km na categoria handbike.
por Jota Carvalho

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!