
Foto: CBF/Divulgação
O técnico Tite anunciou a convocação da Seleção Brasileira para mais duas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo. As partidas contra Bolívia e Venezuela acontecem em outubro. Com 24 jogadores, a lista contou com algumas novidades em relação à primeira lista do treinador.
No gol, Alex Muralha, que defende o Flamengo, recebe a primeira chance de sua carreira. Ele vem sendo titular na boa campanha dos rubro-negros no Brasileiro. Além do arqueiro, alguns retornos também marcam a convocação.
Fora da primeira lista de Tite, o zagueiro Thiago Silva, o volante Fernandinho, os meias Douglas Costa e Oscar, além do atacante Roberto Firmino estão entre os atletas que atuarão pela Seleção. Os quatro já têm passagens com a Amarelinha, sob o comando de outros treinadores.
O coordenador da Seleção, Edu Gaspar, falou sobre o fato de 24 atletas, ao invés dos tradicionais 23, terem sido chamados. O volante Paulinho está suspenso contra a Bolívia e, desta forma, a equipe ficaria com um nome a menos.
“Temos duas novidades, a primeira é que vamos convocar 24 jogadores, depois Tite vai explicar o porquê da nossa decisão. Vamos manter a nossa dinâmica de trazer quatro jogadores de categorias de base pra manter a qualidade do nosso treinamento”, explicou Edu.
O Brasil vai enfrentar a Bolívia no dia 6 de outubro, na Arena das Dunas, em Natal, e em seguida viaja para Mérida, onde encara a Venezuela, no dia 11. Após vencer Equador e Colômbia, a Seleção ocupa a segunda colocação das eliminatórias, com 15 pontos em oito rodadas (o Uruguai é o líder, com 16).
>> Confira a lista de jogadores convocados: Goleiros: Alisson (Roma), Alex Muralha (Flamengo) e Weverton (Atlético-PR). Laterais: Daniel Alves (Juventus-ITA), Fagner (Corinthians), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid). Zagueiros: Marquinhos (Paris Saint-Germain), Miranda (Inter de Milão), Thiago Silva (Paris Saint-Germain) e Gil (Shandong Luneng-CHN). Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN), Giuliano (Zenit-RUS), Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN), Oscar (Chelsea), Lucas Lima (Santos), Philippe Coutinho (Liverpool) e Willian (Chelsea). Atacantes: Douglas Costa (Bayern de Munique), Neymar (Barcelona), Roberto Firmino (Liverpool) e Gabriel Jesus (Palmeiras).
A primeira chance no selecionado

Foto: Gilvan de Souza/Divulgação
Alex Muralha terá sua primeira grande chance da Seleção. O goleiro de 26 anos chegou ao Flamengo no início do ano, após se destacar no Figueirense, e aos poucos ganhou a posição de titular que era de Paulo Victor, sendo importante na campanha do vice-líder do Brasileirão com 47 pontos, um a menos que o Palmeiras.
No entanto, não foi apenas os méritos de Muralha que o levaram à Seleção. A má fase do Grêmio, que não vence há cinco jogos, perdeu três neste período e teve o técnico Roger Machado demitido, também foi fundamental. Deixando o gremista Marcelo Grohe de fora da lista, Tite lembrou a importância do momento de um clube na convocação dos atletas. “Primeira pessoa que eu ouço é o Taffarel. E a decisão final é minha. Mas ela passa por essa situação. O coletivo potencializa o individual. Se a equipe não está legal, também tem uma influência sobre a convocação, sim”, disse.
por Jota Carvalho