Bola Cheia
Tratada como prioridade pela Prefeitura de São João de Meriti, a educação começa a colher os frutos do excelente trabalho desenvolvido ao longo dos oito anos da atual administração municipal. Com 60 escolas já reformadas, ampliadas e reinauguradas na cidade, o município viu seu número de estudantes dobrar de 15 mil para quase 34 mil alunos em sala de aula.
Bola Murcha
Volta e meia a coluna recebe reclamações das empresas Vila Rica e Nilopolitana cuja maioria dos pilotos não aprendem a respeitar os passageiros que os pagam. O que as pessoas mais criticam: velocidade exagerada em perímetros urbanos, arrancadas com idosos caminhando no interior dos ônibus e falta de educação de certos motoristas que têm preguiça de responder a um ‘bom dia’.
Bornier homenageia Jorge Gama
Jorge Gama já viveu muitas emoções em sua longa vida pública, iniciada ainda nos anos 70. Ele já foi vereador, deputado federal, secretário de duas pastas
(Governo e Trabalho) na administração do então governador Moreira Franco (1987-1991), presidente estadual do PMDB e representante no Rio do Ministério dos Transportes (governo José Sarney). Em Nova Iguaçu, na administração Mário Marques, foi secretário municipal de Saúde. Atualmente é Assessor Especial da Casa Civil desde os tempos de Sérgio Cabral no Palácio Guanabara. Gama ganhou uma homenagem mais do que merecida: no Largo do Batuta, em Austin, domingo passado, o prefeito Nelson Bornier, candidato à reeleição, puxou o ‘parabéns pra você’ para homenagear o “ilustre iguaçuano”, um homem público que, aos 74 anos, ainda tem fôlego para participar das longas caminhadas eleitorais do amigo de décadas.
Seria cômico se
não fosse sério
Dois carros de som de candidatos a prefeitos em Nova Iguaçu (um do Bornier e outro do Rogério Lisboa), na disputa por eleitores, protagonizaram cena engraçada, ontem, próximo à estação de Comendador Soares: quase colados um no outro ‘passearam’ pela via paralela à linha férrea com os ‘jingles’ tocando a todo vapor. Resultado: a mistura não deu certo, pois quem ouvia não entendia nada dos hinos executados.
Okamotto queria
habeas corpus
O desembargador João Pedro Gebran Neto negou habeas corpus protocolado pela defesa do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, para impedir abertura de uma ação penal. Na decisão, o magistrado entendeu que não é possível conceder liminar contra eventual decisão do juiz Sérgio Moro contra o acusado. Na semana passada, a força tarefa de investigadores da Operação Lava Jato denunciou Okamotto pela acusação de atuar para que a empreiteira OAS pagasse o aluguel de contêineres do acervo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Okamotto queria
habeas corpus (2)
Segundo os procuradores foram feitos 61 pagamentos mensais no valor de R$ 21,5 mil. Caberá ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, decidir se aceita ou rejeita a denúncia. De acordo com os advogados de Okamotto, o ex-presidente não recebeu vantagens indevidas e os bens que Lula recebeu quando estava no cargo “integram o patrimônio cultural brasileiro e são declarados de interesse público”, de acordo com a lei.
Tributos mais caros afetam o bolso
do contribuinte brasileiro
A carga tributária bruta brasileira subiu no ano passado, para 32,66% do Produto Interno Bruto (PIB), informou a Receita Federal. Em 2014, os tributos recolhidos no País equivaleram a 32,42% do PIB. De acordo com o Fisco, a carga tributária subiu porque, enquanto a arrecadação tributária nos três níveis de governo recuou 3,15%, o PIB brasileiro caiu 3,8% em 2015.
“Nós consideramos que a carga tributária se manteve semelhante ao patamar de 2014, apesar da contração da atividade econômica. Costumamos dizer que a atividade econômica é um dos principais fatores de variação da arrecadação, e a carga tributária também reflete isso”, afirmou o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Malaquias.
Placas no
Dia da Árvore
A Prefeitura de Nova Iguaçu está colhendo os frutos de uma política ambiental bem implantada. Nesta quarta-feira (21) será comemorado o Dia da Árvore. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente irá inaugurar, às 9h, as 53 placas indicativas e informativas (em inglês e português) do Parque Natural Municipal, que fica em uma área de 11 mil metros quadrados.
Placas no
Dia da Árvore (2)
A Secretaria aproveitará a data também para comemorar o Dia da Árvore onde será feito um plantio de espécies frutíferas da Mata Atlântica com os alunos da Rede Municipal de Nova Iguaçu e com os idosos do Espaço Municipal da Terceira Idade – Esmuti, na Pedreira São José. A programação inclui ainda uma exposição de animais encontrados na Mata Atlântica em conserva e empalhados. As placas do parque terão objetivo de informar, orientar e conscientizar sobre o que há dentro do parque. A sinalização apresenta mensagens educativas sobre a importância da preservação da sua fauna e do uso consciente dos recursos naturais.
Para finalizar…
Serão instaladas placas de sinalização indicativas nos pontos de interesse do Parque, tais como: os Poços, o Casarão Dona Eugênia, as Ruínas Clube Dom Felipe e a sede Administrativa. Com relação à fauna as placas representam os animais mais encontrados no Parque como a capivara, a preguiça comum, o tamanduá mirim, o quati, entre outros.