
Foto: Bernardo Gleizer/NIFC
O Nova Iguaçu deu um passo importante para voltar à Primeira Divisão do Campeonato Carioca. No sábado (17), derrotou o Itaboraí por 1 a 0 no Estádio Alzirão, casa do adversário, e assumiu a liderança do Triangular Final da Série B, com cinco pontos, ao término das primeira metade da disputa.
O gol solitário da peleja foi do lateral Vítor Silva, contra. Com mais uma vitória, o Nova Iguaçu se garantirá na elite.
O acesso pode ser conquistado no próximo fim de semana, quando o time folgará na rodada. Isso acontecerá se o Campos derrotar o mesmo Itaboraí, sábado (24), novamente no Alzirão. Assim, o Nova Iguaçu não poderá ser alcançado pelo Itaboraí, que chegará a quatro pontos. O próximo desafio do Nova Iguaçu será dia 27 deste mês, contra o Campos Atlético, no norte fluminense.

Foto: Bernardo Gleizer/NIFC
>> O jogo – Depois do empate em casa no primeiro confronto, o Nova Iguaçu precisava de um bom resultado no sábado. E foi melhor durante todo o primeiro tempo. Logo aos quatro minutos, Gláuber cobrou falta e a bola foi na rede pelo lado de fora. O Itaboraí respondeu na sequência, com Edu chutando à direita da meta defendida por Jefferson. A tática do adversário era alçar bolas na área. Os iguaçuanos continuaram melhor. Gláuber teve boa chance, aproveitando cruzamento de Wescley, mas o ‘peixinho’ (cabeçada de mergulho) parou nas mãos de Dida. O Itaboraí abusava das faltas e foi assim que o Nova Iguaçu conseguiu o gol da vitória. Aos 31 minutos, Gláuber cobrou falta na lateral, a bola desviou em Vitor Silva, enganou Dida e entrou.
Mesmo com a vantagem, o Nova Iguaçu continuou colocando a bola no chão na etapa final. O Itaboraí foi para o tudo ou nada e colocou o zagueiro Fabão, de 2,01m de altura, como centroavante. O Laranjão da Baixada, por sua vez, saía sempre com perigo nos contra-ataques. Lá atrás, a defesa foi impecável nas bolas alçadas.
Nos acréscimos, o Nova Iguaçu ainda poderia ter feito o segundo. Paulo Henrique, que já fez cinco gols em cobranças de falta nesta Série B, acertou o travessão. No último lance, Fabão balançou a rede, mas estava impedido e o lance foi invalidado, dando início a uma confusão. O saldo das agressões verbais e empurrões foram quatro cartões vermelhos: três para o Itaboraí e o outro para o time visitante. Nada que tirasse o brilho da vitória da equipe treinada por Edson Souza, que acabou com a invencibilidade de 29 jogos do Itaboraí em casa.
FICHA TÉCNICA
ITABORAÍ 0 x 1 NOVA IGUAÇU
Local: Estádio Alziro de Almeida, o Alzirão, em Itaboraí
Data-Hora: 17/9/2016 – 15h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Auxiliares: Gilberto Stina Pereira e Carlos Henrique Alves de Lima Filho
Renda e público: R$ 5.000,00 / 800 pagantes / 900 presentes
Cartão amarelo: Peterson, Edu e Fabão (ITA); Gláuber, Paulo Henrique e Vinicius Matheus (NOV)
Cartão vermelho: Leônidas, Neuhaus e Lucão (ITA); Marquinhos (NOV)
Gols: Vitor Silva (contra) aos 31 minutos do primeiro tempo
>> ITABORAÍ: Dida; Vitor Silva, Fabão, Neuhaus e Rodrigão (Igor); Peterson, Leônidas e Pedro (Felipe Camacho); Ricardinho, Edu e Maycon (Matheus. Técnico: Luiz Antônio.
>> NOVA IGUAÇU: Jefferson; Vinicius Matheus, Raphael Azevedo, Simões e Lucas; Paulo Henrique, Marquinhos e Gláuber (Wagner); Wescley, Marlon (Yan) e Schwenck (Adriano). Técnico: Edson Souza.
por Jota Carvalho