Visão Geral – 21/09

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

A coluna ouviu alguns moradores do Caonze, tradicional bairro de Nova Iguaçu, e percebeu que o reforço na segurança policial na região fez com que os tiroteios quase diários acabassem. “Há três meses vivemos em paz aqui. Espero que continue assim”, disse a moradora Tatiana Araújo, de 35 anos. A coisa andava tão feia por lá, que teve gente indo morar em outra localidade.

 

Bola Murcha

Não se pode negar: a maioria dos acidentes envolvendo veículos automotores, que acontece nos finais de semana na madrugada, segundo policiais e especialistas em segurança pública, tem no volante um condutor (a) alterado psiquicamente por uso de bebidas alcoólicas e outras drogas ilícitas. Vidas são ceifadas ou inutilizadas por irresponsabilidade de pessoas sem noção.

 

Uniabeu oferece atendimento gratuito
às vítimas de abuso sexual

160920-h41O Serviço de Psicologia Aplicada do Centro Universitário Uniabeu oferece à comunidade da Baixada Fluminense atendimento às pessoas que vivenciaram situações de violência e abuso sexual. O atendimento é realizado uma vez por semana, às quartas-feiras, por cinco alunos do 10° período do curso de psicologia, com supervisão clínica do professor Pedro Moacyr.
Professor Moacyr destaca que o serviço contempla positivamente tanto o paciente quanto o estudante que está no último período de psicologia. “É uma via de duas mãos. A pessoa que vivenciou o abuso recebe apoio especializado e o aluno desenvolve a habilidade de ouvir, fundamental para construir e desenvolver uma proposta de atendimento psicanalítico com qualidade”, explica. Na proposta de serviço à comunidade da Uniabeu, realizada em parceria com a coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura de Belford Roxo, Renata Goes, cinco alunos de iniciação científica estão integrados. São eles: Ivair de Castro Silva, Monique Lima, Maria Cristina Macedo e Cristina da Silva Santos.
Aos olhos da população, a iniciativa é bem-vinda. Isso porque os números revelam a crescente necessidade do apoio psicológico. É que uma estatística do Instituto de Segurança Pública (ISP), que reúne os principais crimes cometidos contra as mulheres no estado do Rio de Janeiro, mostra que a cada 100 crimes de violência sexual no estado do Rio, 85 são cometidos contra mulheres. Segundo a edição Dossiê Mulher de 2016, lançado no mês de junho, em 2015, um total de 4.612 mulheres foram vítimas de crime dessa natureza — 4.128 vítimas de estupro e 484 vítimas de tentativa de estupro. Isso significa que uma mulher foi vítima de estupro ou tentativa de estupro a cada 2 horas no ano passado.

 

Meninos também
são ‘abusados’

Ainda sobre a nota central sobre abuso sexual. O que pouco se fala é que meninos também sofrem da mesma violência que as mulheres. Registros de 2012 revelaram o sofrimento de 880 famílias fluminenses em razão do abuso sexual envolvendo o sexo masculino. A estatística indica que a cada dois dias, cinco estupros envolvendo meninos e adolescentes foram registrados, em média. O aumento foi de 23,8% em relação a 2011, quando foram computados 711 casos. Difícil, não? Por isso, o professor Moacyr afirma que o convênio entre a Uniabeu e a coordenação de Saúde Mental da Cidade é aberto a todos.

 

Meninos também
são ‘abusados’ (2)

“Nosso objetivo é trabalhar para diminuir o sofrimento dos que vivenciaram o abuso sexual, quando este for o caso, e proporcionar ao aluno a oportunidade do atendimento clínico”, esclarece. Os interessados devem fazer a inscrição através do site da Uniabeu no link http://www.uniabeu.edu.br/cadastrospa.php ou ligar para 2104-0450 ramal 468. Os atendimentos acontecem no SPA com hora marcada e em salas preparadas, de acordo com as normas do Ministério da Educação e do Conselho Federal de Psicologia (CFP), e na Policlínica Especializada no Atendimento de Crianças e Adolescentes (PEACA) de Belford Roxo.

 

Deferidos e
indeferidos

Em Morro Agudo, um dos principais redutos eleitorais de Nova Iguaçu, a briga pelo voto está cada dia mais acirrada. No ‘ringue’, os principais candidatos a vereador estão em situações diferentes. Os deferidos pelo TSE, como a vereadora Giane Jura (PRP), que tenta se reeleger, Mário Felipe (PTC) e Maurício do Bazar (PR), são os mais animados, embora os ‘ex-indeferidos com recurso’, Alcemir Gomes e Carlão Chambarelli (vereadores do PTB), e Dekias (PSC), até ontem pendurado, acreditem na vitória e posse em janeiro de 2017.

 

Justiça libera
Carlão e Alcemir

Na tarde de ontem, a coluna recebeu o seguinte da assessoria dos dois parlamentares: “A Justiça Eleitoral acaba de, finalmente, deferir o pedido de registro das candidaturas à reeleição dos vereadores, Carlão Chambarelli, líder do Governo Bornier na Câmara de Nova Iguaçu, e Alcemir Gomes, ambos do PTB. Eles estavam com problemas de filiação partidária agora sanadas pelo comando do PTB Nacional. Mesmo pendentes perante o TSE, os dois mantiveram a campanha e agora podem esquentar, ainda mais, as turbinas.

 

Os seis meses
do ‘Bebê Conig’

Nesta quinta (22), o Centro de Operações de Nova Iguaçu – Conig – comemora seis meses com resultados positivos. Desde então, o Centro participou efetivamente – ao lado de parceiros, entre eles a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e as secretarias de Saúde, de Trânsito e de Obras – atuando em situações de emergência, como no resgate de vítimas de atropelamentos, socorro após colisões, interdições de vias para a realização de obras e, inclusive, nas ações policiais que terminaram na prisão de bandidos e apreensão de armas de fogo.

 

Para finalizar…

O projeto deu tão certo, que até o comandante do 20º BPM (Mesquita), tenente-coronel Christiano Dantas, aplaude: “As câmeras foram instaladas de acordo com a mancha criminal. Ganhamos mais celeridade para agir evitando que crimes ocorram ou solucionando alguns casos. As câmeras são ferramentas de grande ajuda para combater a criminalidade”, afirmou o oficial. Do dia 22 de março até o dia 17 deste mês, o Conig registrou 16 ocorrências policiais e contribuiu na prisão de 10 pessoas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!