
Ainda no clima das paralimpíadas, Queimados vai realizar sua primeira Semana Alusiva à luta da pessoa com deficiência com uma programação de conscientização aos não-deficientes e aos deficientes. A programação, que começa hoje e vai até o dia 28, incluem palestras, balcão de empregos e da participação de um defensor público do Núcleo de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro. A palestra irá abordar sobre a Lei Brasileira de Inclusão. A semana é uma realização da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
A abertura do evento será no Dia Nacional da Luta dos Deficientes, celebrado hoje, e terá um workshop de experimentação. Não deficientes vão testar as limitações dos deficientes e visitar o comércio do município para certificar a acessibilidade. O workshop terá início às 9h na Praça Nossa Senhora da Conceição, que ainda contará com balcão de empregos e prestação de serviços do município para os deficientes.
A programação ainda contará com eventos específicos para cada deficiência: surdez, autismo e deficiência intelectual. No encerramento, dia 28, terá a palestra do defensor público do Estado, Valmery Jardim Guimarães, que estará orientando acerca da Lei aos comerciantes, deficientes e não deficientes.
Segundo a Coordenadora da área, Sirlene Marquiori, o evento faz parte da agenda de Queimados rumo a igualdade para todos. “É importante salientar que para ser deficiente basta não ser. Por isso, conhecer os direitos da pessoa com deficiência e lutar para que tenhamos uma sociedade acessível é uma luta de todos nós, deficientes e não deficientes. Convidamos o público para prestigiar o evento e aumentar seu conhecimento acerca da luta das pessoas com deficiência”, disse.