
Foto: Rafael Barreto
Durante dois dias agentes públicos, lideranças comunitárias e voluntários aprenderam como lidar com produtos perigosos em casos de emergência. O curso, encerrado ontem, foi realizado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Políticas de Segurança (SEMDECPS), em parceria com o Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), ensinou para cerca de 50 pessoas entre jovens e adultos como agir nestes casos. Ministrado por especialistas do GOPP o curso teve duração de 20 horas/aula. A parte teórica aconteceu no auditório da Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE) e a prática na área do quartel de bombeiros. Todos receberão certificados.
Além da teoria os alunos foram a campo para colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, como atendimentos seguros e corretos até que o as equipes de atendimento especializado cheguem ao local do acidente. O curso foi voltado para voluntários do Processo APELL, Corpo de Bombeiros Civil Voluntário (CBCV), Profissionais do Poder Público, como guardas municipais, Líderes Comunitários, Representantes da Cruz Vermelha e de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs), entre outros segmentos da sociedade civil.
Atualmente a Defesa Civil de Duque de Caxias conta com quase seis mil voluntários que durante todo ano participam de cursos de capacitação e simulados para atuarem em casos de emergência e de desocupação imediata de prédios públicos como escolas e asilos. Os cursos e treinamentos já certificaram mais de dois mil voluntários residentes nos quatro distritos.
Durante o curso os voluntários aprenderam como manipular produtos perigosos, resgate de vítimas, interdição de áreas contaminadas e contenção de vazamentos, além de instrução e orientação para utilização de equipamentos. Testes de simulação de eventos também fizeram parte do curso cujo aproveitamento, segundo os instrutores, superou todas as expectativas.
O Grupamento de Operações Com Produtos Perigosos (GOPP) de Duque de Caxias, instalado em Campos Elíseos em 2001, segundo seu subcomandante, major Constantino, é o único quartel do Brasil de atendimento a eventos com produtos perigosos.
O encerramento do curso contou com a presença do major BM Fábio Guedes que representou o secretário Marcello Silva Costa, e do major BM Constantino subcomandante do GOPP, que representou o comandante da unidade, tenente-coronel Lúcio Meneses.