Diversão e Lazer – 29/09

Folia de Reis Flor do Oriente é Patrimônio Cultural de Caxias

A Folia de Reis Flor do Oriente durante apresentação na Praça do Pacificador

A Folia de Reis Flor do Oriente durante apresentação na Praça do Pacificador

Considerado o grupo mais antigo de Duque de Caxias, a Folia de Reis Flor do Oriente passou a ser considerada Bem Cultural Imaterial. Com base no dossiê elaborado pela professora Gladis Figueira, coordenadora de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o grupo foi incluído no Livro de Registro dos Bens Culturais Imateriais criado através do Artigo 11 da Lei Municipal 2.300 de dezembro de 2009.
Com sede no bairro Vila Rosário, a Folia de Reis Flor do Oriente, como manda a tradição no período de 6 de dezembro a 20 de janeiro percorre bairros do município simbolizando a jornada a Belém de Belchior, Baltazar e Gaspar – os três Reis Magos do Oriente, celebrando o nascimento de Jesus. O grupo também sempre se destacou pela “Festa do Arremate”, realizada em abril, quando recebe grupos de folias de reis de outras cidades, e atrai centenas de moradores. O encontro costuma durar enquanto há comida, bebida e apresentações de grupos convidados. O evento simboliza a fartura.
Durante o Encontro de Folias de Reis realizado em janeiro deste ano na Praça do Pacificador, a presidente da Flor do Oriente, Leonor Moraes, disse que o grupo era sua vida. “Folia de Reis é a minha vida há 50 anos. Nossa folia tem 145 anos de história. Apesar da dificuldade na manutenção, eventos como este fortalecem a importância da cultura histórica da Folia Reis, e é fundamental este apoio da Prefeitura, através da secretaria municipal de Cultura”.
O secretário de Cultura e Turismo, André Oliveira, explicou que essa prática chegou ao Brasil no século 18 está ligada às manifestações folclóricas em várias regiões do país, principalmente no interior. “Os grupos reproduzem a viagem dos reis magos à Belém, a procura do Deus Menino. Deles fazem parte foliões, músicos, cantores e palhaços que representam os soldados de Herodes”, concluiu.

 

Crianças autistas ganham sessão especial de cinema

Ambiente a meia luz, som mais baixo e total liberdade para a plateia andar, cantar e se divertir. É neste cenário que as crianças autistas e suas famílias irão assistir a uma sessãode cinema no Kinoplex do Shopping Nova Iguaçu no dia 15 de outubro, às 10h30. O projeto chamado Sessão Azul, idealizado pelo grupo CapaciTEAutismo, é realizado em parceria com a rede de cinemas e tem como objetivo principal incentivar pais e familiares de crianças com distúrbios sensoriais a assistirem a seus filmes favoritos em um ambiente seguro e totalmente adaptado, democratizando o acesso à cultura e promovendo a inclusão.
“Após anos observando experiências de famílias de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), identificamos vários casos em que as famílias muitas vezes deixavam de ter um convívio social maior por receio ou vergonha da reação do autista em situações que, para ele, talvez não sejam tão confortáveis, como ir ao cinema”, conta a psicóloga Carolina Salviano de Figueiredo, que está à frente do projeto junto com a também psicóloga, Bruna Manta. Para as sessões realizadas em Nova Iguaçu, o grupo conta com o apoio da Associação de Apoio à Pessoa Autista (AAPA).
“Muitas dessas crianças jamais teriam a oportunidade de ir ao cinema se não fosse em condições adequadas”, diz Patricia Cotta, gerente de Marketing do Kinoplex. “Temos prazer em apoiar iniciativas tão nobres como essa. Oferecemos o máximo em conforto e tecnologia, mas entendemos que o cinema é muito mais que isso. Estamos de braços abertos para receber todo mundo com o mesmo respeito e carinho”, completa.
O filme a ser exibido nesta sessão ainda está em processo de votação. Mais informações podem ser conferidas no site do Kinoplex (www.kinoplex.com.br) e da Sessão Azul (www.sessaoazul.com.br).

 

Cia de Artes Jeová Nissi no Centro Cultural Mister Watkins
160928-h73

A Cia de Artes Jeová Nissi, de São Paulo, realizará na sexta-feira, 30 de setembro, às 19h30, no Centro Cultural Mister Watkins, em Mesquita, a apresentação do seu novo espetáculo “Sobre Si”. A distribuição de ingressos começou nesta terça-feira, 27, no próprio Centro Cultural, localizado na Rua Armando Sales Teixeira 57, no Centro, entre 10h às 19h. A entrada é gratuita e serão oferecidos 200 ingressos.
Essa será a primeira encenação do novo espetáculo no Rio de Janeiro. A história se passa na família do Sr. Arnolf, que é surpreendida com situações extremamente desagradáveis. Diante de graves problemas, como você reagiria se fosse curado pelo próprio Jesus? O grupo teatral tem como objetivo principal abençoar o próximo com histórias contadas através do teatro, música, circo, dança e demais expressões artísticas.
A Cia de Artes Nissi é formada por jovens voluntários que percorrem o Brasil e outros países, utilizando a arte como ferramenta de evangelismo e inclusão social.

error: Conteúdo protegido !!