Educação Infantil de Meriti cumpre meta do Governo Federal

A Escola Municipal José Luiz Viviani Gonçalves é exclusiva para a Educação Infantil Foto: Assimp Meriti/Luiz Alberto

A Escola Municipal José Luiz Viviani Gonçalves é exclusiva para a Educação Infantil
Foto: Assimp Meriti/Luiz Alberto

O Ministério da Educação estabeleceu o ano de 2016 como o prazo limite para o cumprimento da meta de Universalização da Educação Infantil. Definida pelo Plano Nacional de Educação, a meta indica que os municípios precisam obrigatoriamente ofertar vagas a todas as crianças entre 4 e 5 anos de idade.
Na cidade de São João de Meriti essa meta já foi alcançada. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer disponibiliza turmas de Educação Infantil em toda a rede pública municipal.
Essa é mais uma conquista da prefeitura da cidade, que trata a educação como prioridade e já realizou uma verdadeira transformação no setor, dobrando o número de alunos em sala de aula de 14 mil para cerca de 35 mil estudantes, distribuídos em 65 escolas municipais, das quais 60 já foram totalmente reformadas e ampliadas.
O trabalho desenvolvido com a pré-escola meritiense já começou a apresentar resultados positivos. Ao longo dos últimos oito anos, São João de Meriti foi o município que alcançou o maior crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Baixada Fluminense. O crescimento da Educação Infantil foi um processo fundamental para esse resultado, uma vez que o aluno passou a ser acompanhado desde o início da sua vida escolar, o que contribui para uma melhor aprendizagem e desenvolvimento da criança. Para o próximo Ideb, a expectativa é de que as notas sejam ainda melhores.
A Escola Municipal José Luiz Viviani Gonçalves, no bairro Grande Rio, é uma unidade exclusiva para atender a Educação Infantil. Com 114 alunos matriculados, a escola conta com um trabalho especial de transição dos alunos da pré-escola para o ensino fundamental. “A Educação Infantil é uma fase muito importante, pois prepara as crianças para a chegada ao ensino fundamental já com o entendimento sobre o que é a escola e iniciando a alfabetização. Em nossa unidade, realizamos todo um processo de transição dos alunos, inclusive com visitas à Escola Municipal Charles de Gaulle, que é nossa vizinha, para que as crianças conheçam, se ambientem e percebam que na nova escola elas encontrarão algumas diferenças. Dessa maneira, quando forem transferidas para a unidade, não vão rejeitar ou sentirem-se rejeitadas nessa nova fase da vida escolar”, explica o diretor da Escola Municipal José Luiz Viviani Gonçalves, Ronaldo Souza.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila de Lucas, ressalta a importância e o objetivo do trabalho com a educação infantil. “Aumentar o acesso às crianças de 4 e 5 anos nas escolas foi a nossa meta número 1 na educação. Essa prioridade parte da essência fundamental no processo educacional da aprendizagem humana. Durante esse caminhar, nossos alunos seguem para a alfabetização de fato mais seguros e preparados, entendendo a função social da leitura e escrita, como também o valor da escola para as suas vidas. O município seguirá atuando nesse sentido, investindo na educação e no futuro de nossas crianças”.

error: Conteúdo protegido !!