Saúde e Beleza – 30/09

Vida moderna e sedentária
É preciso cuidado com o coração dos jovens

No dia 29 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Coração, que tem o objetivo de informar e conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde cardiovascular. Problemas no coração assustam e podem levar à morte repentina, ainda mais em casos em que jovens são acometidos. Por isso, a prevenção é a principal arma de médicos e pacientes contra o problema.
O médico cardiologista do Hospital 9 de Julho, Dr. Marcelo Paiva, explica que os jovens acham que esse risco é só dos mais velhos e deixam de se cuidar. “O estilo de vida moderno tem contribuído para alguns descuidos: vida sedentária, o fumo, alimentação gordurosa. Pode não acontecer agora, mas o risco é ainda maior após os 50 anos”, alerta o médico.
Nos casos de predisposição genética, quando existem casos de doenças cardiovasculares na família, o risco ainda é maior. “O quanto antes começar a prevenção, indo ao médico e realizando exames ao menos uma vez por ano – já contribui e muito para ter uma vida mais tranquila”, finaliza Dr. Paiva.
Coração saudável – O Ministério da Saúde estima que mais de 30% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares (DCV), por isso são consideradas as principais causas de mortalidade da população brasileira. A hipertensão arterial e a obesidade, por exemplo, são algumas das origens desses problemas. Para termos um coração saudável é preciso conhecer quais são os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento das DCV e, principalmente, aqueles que podemos modificar.
Os fatores de risco modificáveis são: a alimentação inadequada; tabagismo; obesidade; diabetes; hipertensão arterial e colesterol elevado. Mudando alguns hábitos e adotando medidas simples, porém, é possível fazer a sua parte protegendo este órgão vital.
Veja, a seguir, 9 dicas para manter o coração saudável:
1. Faça exercícios: atividades físicas não são importantes apenas para quem quer entrar em forma, mas também ajudam a afastar doenças cardiovasculares.
2. Tenha um sono reparador: indivíduos hipertensos tendem a sofrer de apneia do sono, que pode levar a uma maior variabilidade da pressão arterial.
3. Fique atento ao peso: o excesso de peso contribui para o aumento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto.
4. Controle a pressão arterial: é importante medir a pressão arterial com frequência e checar se ela está acima de 12 por 8. A hipertensão arterial aumenta o risco de derrame, infarto, insuficiência cardíaca.
5. Tenha uma alimentação equilibrada: açúcar, sal e gordura em excesso são prejudiciais ao coração. Inclua frutas, verduras e carnes magras na dieta.
6. Fique de olho no colesterol: o colesterol ruim, presente na circulação sanguínea e que pode entupir vasos, é resultado de uma dieta rica em alimentos com gorduras saturada e trans. Prefira alimentos saudáveis.
7. Controle a glicose: evite alimentos preparados com farinha branca, não fique muito tempo sem se alimentar, nem coma em excesso, e, em vez do doce depois da refeição, escolha uma fruta da estação, ela provavelmente estará fresquinha e deliciosa!
8. Combata o estresse: o estresse libera hormônios que influenciam nos índices de colesterol e de hipertensão, podendo agravar problemas cardíacos.
9. Faça check-ups regulares: não deixe de consultar seu médico e de fazer exames para monitorar sua saúde.

error: Conteúdo protegido !!