Bola Cheia
O dia 30 de setembro de 2016 passa a ser um marco de felicidade para 600 famílias de baixa renda de Nova Iguaçu. Nessa data elas receberam de agentes da Prefeitura e da Caixa Econômica Federal as chaves de seus apartamentos, do Programa Minha Casa Minha Vida, nos condomínios, Residencial Bolivar e Residencial Cayene, na Estrada do Curral Novo, em Marapicu.
Bola Murcha
Como já era previsto com a redução de cadeiras na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu para 17, vinte e um dos 29 que lá estão não voltarão na Legislatura 2017-2020. Apenas oito seguirão usando seus assentos na casa. Algumas surpresas entre os eleitos. Confira mais detalhes nesta edição do JH.
Grupo ‘Papo Livre’ oferece apoio ao idoso
Ninguém duvida que viver o momento de se distanciar da atividade profissional, passar por fragilidade na saúde, perdas de pessoas queridas e o esvaziamento do lar causa um certo remelexo na cabeça de qualquer ser humano, certo? Imagina isso na turma da cabeça de cabelos grisalhos. Para caminhar lado a lado com essa gente experiente, o Serviço de Psicologia Aplicada do Centro Universitário Uniabeu coloca em prática todas as quartas-feiras, das 8h às 20 horas, o grupo de atendimento ao idoso “Papo Livre”.
O professor doutor da Uniabeu Pedro Moacyr comenta que vivenciar o momento da terceira idade coloca a pessoa em contato constante com perdas de diversas naturezas, mas, segundo o professor Moacyr, não só isso. É que os idosos são tratados pelo sistema de saúde a partir de um ideal social onde são vistos como pessoas no final da linha.
De acordo com o Moacyr, durante os atendimentos aos idosos encontram-se questões que, muitas vezes, são as mesmas de outras etapas da vida. “É fundamental ouvir o idoso, ouvir as experiências de solidão, de isolamento, sexualidade, carências afetivas, medos, desejos, para que possamos mostrar que existem novas perspectivas”, explica. Moacyr é o responsável pela supervisão do atendimento.
A idealizadora do projeto, a aluna do 10º período de psicologia Vanúsia Amaral, conta que o nome “Grupo Papo Livre” foi escolhido pelos dez primeiros idosos que participam do projeto piloto. “Nos encontros, que podem ser individuais ou em grupo, a prioridade é ouvir o idoso. Eles ganham confiança e se sentem bem para falar sobre todas as questões sem rótulos, daí concluíram que o nome deveria ser ‘Grupo Papo Livre’”, lembra.
A costureira aposentada Artemísia Alves Honorato, 74 anos, moradora em Belford Roxo, participa do “Papo Livre” há um mês. Nesse período, ela constata avanço em seu quadro psicológico. “Hoje, estou mais segura, mais vaidosa, com mais vontade de sair de casa. Participar do grupo me faz aprender com as experiências que conhecemos com os outros”, conta. As ideias fixas de velhice e morte foram superadas. “Não tenho mais esses sentimentos”, comemora.
A manifestação dos participantes é avaliada como animadora pelo professor Moacyr. Segundo ele, esse comportamento reflete o quanto é fundamental oferecer esse espaço para ouvi-los. “Os idosos precisam ser ouvidos para que possam encontrar meios para serem escutados sobre suas questões, muitas que ocorrem ao longa da vida e não, necessariamente, no final dela. Aqui na Uniabeu estamos oferecendo esse espaço para que juntos consigamos trabalhar todas com apoio e serenidade”, disse Moacyr.
Para participar do “Projeto Papo Livre” basta fazer a inscrição através do site da Uniabeu no link http://www.uniabeu.edu.br/cadastrospa.php ou ligar para 2104-0450 ramal 468. Os atendimentos acontecem com hora marcada e em salas preparadas de acordo com as normas do Ministério da Educação e do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Pelo serviço, é cobrada apenas uma taxa administrativa simbólica. Informações: 2104-0450 ramal 468.
Prêmio Ose Mimo
Ose Mimo, palavra em ioruba que significa ‘machado sagrado’, agora é título de reconhecimento para valorizar e evidenciar lideranças da cultura afro-brasileira. O lançamento do Prêmio Ose Mimo acontecerá amanhã, às 17h, no Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro e contará com as presenças de grandes líderes religiosos de ‘nações afro’.
Prêmio Ose Mimo (2)
Estarão na festa, Mãe Beata de Yemonjá; Ogan Luiz Bangbala; Rosinha de Oxosse; Mãe Detinha; Pai Elias de Iansã; Pai Zezito de Oxum; Mãe Meninazinha de Oxum; Oswaldo de Xangô; Mãe Mabeji; Mãe Regina Lucia de Yemonjá; Pai Bira de Xango; Edelzuita de Oxalá, e mais de 20 serão condecorados com menções honrosas por relevantes feitos em prol da manutenção da Cultura e fortalecimento da Identidade das Religiões Afro-Brasileiras.
Segundo turno
Matéria divulgada pelo site do TSE, ontem, informava as cidades do Rio de Janeiro, nas quais haverá segundo turno para escolha dos prefeitos no próximo dia 30. São elas, Rio de Janeiro (capital), São Gonçalo, Duque de Caxias, Niterói, Petrópolis e Volta Redonda. Portanto, apesar de assessores do candidato a prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (PR) divulgarem que haverá returno na cidade, o TSE só confirma o segundo tempo das eleições majoritárias na Baixada, em Caxias.
Quase legal
A coligação do candidato Rogério Lisboa à Prefeitura de Nova Iguaçu foi deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por unanimidade. Todas as atas (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários – DRAP) das convenções dos partidos (PR, PT, PEN, PC do B, PPS e PDT) que compõem a coligação ‘Trabalho, Fé e Humildade’, que haviam sido solicitadas pela Justiça Eleitoral foram apresentadas e sua candidatura deferida pelo TRE. Foi o que informou a assessoria do candidato, ontem.
Quase legal (2)
Ainda segundo assessores, agora falta um julgamento formal que deve entrar em pauta no TRE até esta quinta feira (6), no máximo. Segundo o advogado Jonas Lopes, o candidato tem condição de concorrer à Prefeitura, já que é “ficha-limpa” e não há impedimento judicial ou de outra natureza, tanto para Rogério Lisboa quanto para seu vice Ferreirinha. “Não há nenhuma exigência no Tribunal para a candidatura e como o DRAP foi deferido, estamos confiantes de que o mesmo acontecerá com o registro da candidatura”, afirmou Jonas Lopes.
Para finalizar…
Com a candidatura validada Rogério Lisboa poderá disputar o segundo turno da eleição normalmente e com toda legitimidade. Essa reviravolta no quadro sucessório do Executivo iguaçuano pegou meio mundo de surpresa. A notícia de que Rogério ‘ganhou condições’ foi espalhada, com força, na sexta e sábado antes do sufrágio. Aguardemos, pois.