Dicas de Português – 06/10

Como se sair bem na Redação do Enem

As provas do Enem estão chegando e é preciso estar atento a algumas estratégias para que você possa se preparar adequadamente, sobretudo com relação à prova de redação. Em virtude do grande valor atribuído à referida prova, 1000 pontos, é ela quem, muitas vezes, determina a classificação e a aprovação dos participantes no processo de seleção. Pensando nisso, para que você otimize seu tempo e comece a se preparar com antecedência, listamos 25 dicas para a prova de Redação do Enem e para que você possa sair na frente de seus concorrentes!
Leia 25 dicas rápidas para se preparar para a prova de Redação do Enem:

1 – Dedique-se integralmente aos estudos nessa reta final;
2 – Prepare-se emocionalmente;
3 – Escreva, pelo menos, uma redação por semana. Se possível, mais de uma;
4 – Participe ativamente das aulas de redação da escola, das monitorias e/ou cursinho;
5 – Corrija e avalie os textos produzidos de acordo com os critérios de avaliação. Se não tiver professores por perto, peça para algum amigo ou familiar que leia e analise o seu texto de maneira crítica;
6- Reconheça aquilo que está acertando e/ou errando e reescreva os textos;
7 – Para sair do senso comum, estude disciplinas das Ciências Humanas, como Filosofia, Sociologia,Geografia e História;
8 – Estude também as teorias contemporâneas;
9 – Faça conexões entre diversas áreas do conhecimento (interdisciplinaridade);
10 – Relacione diferentes textos (intertextualidade);
11 – Relacione ideias e informações diferentes daquelas já sugeridas pelos textos motivadores da prova;
12 – Cite outros autores (mobilização de vozes) e leituras prévias;
13 – Procure fazer com que os avaliadores percebam que você domina informações sobre o tema;
14 – Acompanhe nas grandes mídias as noções gerais sobre as atualidades;
15 – Evite tentar adivinhar qual será o tema da redação;
16 – Esteja preparado para argumentar a respeito de qualquer assunto;
17 – Leia os textos motivadores da prova sublinhando as informações que considera mais relevantes;
18 – Selecione os argumentos e informações mais importantes dos textos motivadores e de seusconhecimentos adquiridos ao longo de sua formação;
19 – Articule o tema proposto àquilo que aprendeu durante o ano em vigência;
20 – Desenvolva uma tese a respeito do tema para que possa defendê-la a partir dos argumentos previamente selecionados;
21 – Manifeste seu ponto de vista a respeito de todas as informações que inserir na argumentação;
22 – Para elaborar a proposta de intervenção, considera as seguintes perguntas:
• O que deve ser feito?
• Quem deve fazer?
• Como deve ser feito?
• Por que deve ser feito?
• Qual(is) o(s) objetivo(s) pretendo alcançar?
23 – Não se esqueça de marcar e controlar o tempo de escrita;
24 – Antes de entregar o texto, revise-o quantas vezes forem necessárias;
25 – No segundo dia de provas, a Redação deve ser a primeira a ser realizada, já que ninguém consegue produzir um bom texto sob a pressão do tempo!

error: Conteúdo protegido !!