PSDB e PMDB têm mais candidatos na nova disputa eleitoral

Eleitores de 55 municípios voltarão às urnas no próximo dia 30 deste mês para o segundo turno das eleições para prefeito. Os partidos que têm mais candidatos na disputa são o PSDB, que concorre em 19 municípios, e o PMDB, na corrida eleitoral em 16. Em seguida, aparecem o PSB, com 9 candidatos, o PDT, com 8, e o PPS, o PSD e o PT, com sete cada.
Dos 19 municípios em que o PSDB concorre, oito são capitais e, em três – Porto Alegre, Maceió e Cuiabá –, o partido enfrentadas pelo PMDB.
Só há segundo turno em municípios com mais de 200 mil eleitores, quando nenhum dos candidatos consegue a maioria dos votos válidos (mais de 50%) na primeira rodada de votação. O estado com maior número de municípios onde haverá segundo turno é São Paulo, com 14, seguido pelo Rio de Janeiro, com seis.
Neste ano, o PMDB foi o partido que mais elegeu prefeitos no primeiro turno, assim como ocorreu na eleição municipal de 2012. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enquanto o PSDB e o PSD cresceram, o PT perdeu mais da metade das prefeituras e dos eleitores em quatro anos. Os tucanos receberam o maior número de votos – 17,6 milhões – e tiveram crescimento de 25% em relação ao último pleito.
Nos municípios com mais de 200 mil habitantes, o PSDB elegeu mais prefeitos: 14. O PMDB venceu em sete; o DEM. em três; e o PP, PSD e PPS, dois cada. O PT elegeu apenas um. No interior, o PMDB lidera, seguido pelo PSDB, PSD e PSB.
>> Dois returnos confirmados – Na Baixada Fluminense, logo após as eleições de 2 de outubro, apenas Duque de Caxias – Washington Reis (PMDB) x Dica (PTN) indicava novo pleito de prefeito. Com as recentes decisões do TSE, eleitores de Belford Roxo – Waguinho Carneiro (PMDB) x Deodalto (DEM)- e Nova Iguaçu – Rogério Lisboa (PR) x Nelson Bornier (PMDB), também terão de voltar às seções eleitorais para escolher quem vai comandar o Executivo na legislatura 2017-2020. (com Agência Brasil).

error: Conteúdo protegido !!