Diversão e Lazer – 20/10

Exposição fotográfica

Exposição fotográfica “Retratos do EncontrArte” fica em cartaz até dia 28 de novembro Fotos: Danilo Sérgio

Exposição fotográfica “Retratos do EncontrArte” fica em cartaz até dia 28 de novembro
Fotos: Danilo Sérgio

Em parceria com o EncontrArte – Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense – o Shopping Nova Iguaçu ainda apresenta a exposição fotográfica “Retratos do EncontrArte” que fica em cartaz no terceiro piso até dia 28 de novembro. A mostra reúne quinze imagens que retratam parte da trajetória do EncontrArte, projeto que se consolidou na Baixada Fluminense como um dos mais importantes eventos culturais no estado do Rio. Ao longo desses 15 anos, o evento trouxe aos palcos do Sesc Nova Iguaçu e Complexo Cultural Sylvio Monteiro, mais de 450 espetáculos teatrais, além de várias atrações que aconteceram pelas ruas da cidade e também no Shopping Nova Iguaçu.
As fotos exibidas são dos fotógrafos locais Alziro Xavier, Danilo Sérgio, Marcele Pontes, Mazé Mixo e Paulo César Rega e traduzem o retrato do artista, a expressão no momento da cena, um registro dos bastidores antes de os atores entrarem em cena e a dramaticidade que se expressa no corpo inteiro.
Para os idealizadores Claudinah Oliveira, Fábio Mateus e Tiago Silva, a ideia é mostrar ao público algumas cenas que marcaram a história do EncontrArte ao longo desses quinze anos e homenagear os atores que participaram dessas edições. “Foi uma síntese difícil devido ao número de imagens que temos registradas.”

Teatro em Duque de Caxias

A 13ª edição do Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias que começou no dia 5, e que está apresentando ao todo 36 espetáculos nas categorias Adulto e Infantil, acontece até o dia 23, no Teatro Municipal Raul Cortez. Participam do evento grupos do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Região Metropolitana, Sul fluminense, além de companhias de Minas Gerais, São Paulo Amazonas, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina. Quatro espetáculos estão sendo apresentados como convidados, entre eles de alunos do curso de teatro do CPT. O festival é realizado pelo Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) com apoio da Prefeitura, através da secretaria de Cultura e Turismo e serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios e troféus. Segundo o diretor do CPT, Guedes Ferraz, são esperados cerca de 15 mil espectadores e aproximadamente 300 profissionais de todo o país.

 

Fotojornalismo no Rio

O fotojornalista Severino Silva passou pelo o Povo, A Notícia, O Globo e O Dia, seu atual trabalho

O fotojornalista Severino Silva passou pelo o Povo, A Notícia, O Globo e O Dia, seu atual trabalho

No próximo dia 28, às 19h, no Ateliê da Imagem Espaço Cultural, no Urca, o fotojornalista Severino Silva bate-papo com Ricardo Mello e apresenta sua trajetória, um fotojornalista nordestino no Rio de Janeiro. Severino Antonio da Silva, de 58 anos, paraíbano, veio de Pirpirituba aos 11 anos, acompanhado da mãe, da avó e de uma irmã pois perdera o pai ainda muito novo aos 8 anos. Bem cedo começou a trabalhar no comércio, mas nunca perdeu o foco. Queria ser fotógrafo.
Para ficar perto da fotografia começou a trabalhar como contínuo no infoGlobo, depois passou a ser fotografo industrial do jornal e, logo após, passou a trabalhar também na fotomecânica do Jornal O Globo onde conseguiu um estágio como fotógrafo nas editorias dos jornais de bairro.
Severino também andou pelo Fluminense, o Povo, A Notícia, O DIA, retornou ao O Globo e há 19 anos está de volta ao Jornal O DIA. Ganhou o prêmio Tim Lopes por uma série de reportagens sobre o Nordeste, em parceria com o repórter Alexandre Medeiros.
Há muitos anos, Severino Silva costuma ir ao nordeste do Brasil para matar a saudade da família e trazer belas imagens do lugar onde nasceu, projeto ambicioso que pretende transformar em livro ou exposição chamado “Fé, Luz e Sombra”.
Severino coleciona alguns prêmios como: Interpress, Nikon, Libero Badaró, Tim Lopes, além de ser finalista do Esso por diversas vezes.

error: Conteúdo protegido !!