Bola Cheia
A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu realiza nesta quinta-feira (20), na Vila Olímpica, a 4ª Feira Profissional direcionada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este ano o evento será das 17h às 22h, com oficinas voltadas ao trabalho não formal, já que se observa uma crescente queda no emprego de carteira assinada.
Bola Murcha
Apesar de já ter acontecido ações da Prefeitura de Nova Iguaçu para reprimir ‘bandalhas’ na descida do viaduto Dom Adriano Hipólito, sentido centro, os espertinhos apressados insistem em subir no canteiro e praticar a infração de trânsito no local. Quando isso acontece, afeta o fluxo de veículos na Via Light, principalmente nos horários de ‘pico’.
O ‘Outubro Rosa’ de Cris Gêmeas no BNH
A Associação de moradores do bairro do BNH, em Mesquita, promoverá no sábado (22), uma atividade para comemorar o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Em parceria com a Prefeitura de Mesquita e o Mandato Participativo da vereadora reeleita Cris Gêmeas, a ação vai oferecer ultrassonografia de mama, brincadeiras infantis, apresentação cultural, palestras entre outras atividades.
Mesquita se tornou referência quando o assunto é direito das mulheres. O tratamento e prevenção estão relacionados à qualidade de vida, antes, durante ou após a doença. A vereadora Cris Gêmeas é autora da Lei 809/2014 que garante o trabalho de conscientização de combate ao câncer de mama no município de Mesquita, no mês de outubro, e da Lei 801/2013 que dispõe sobre o diagnóstico precoce do câncer e do serviço radiológico do tipo mamográfico na cidade. “Precisamos não só tratar a doença, como também conscientizar sobre a prevenção, a importância do autoexame e a realização de exames periódicos” destacou a parlamentar. A atividade vai acontecer das 9h às 12h, na Praça Elias Naval (antiga Praça dos Traillers) localizada na Avenida dos Oliveiras, esquina com a Rua Dias Leme, no BNH.
Reta final tem debates
Candidatos a comandar a Prefeitura de Nova Iguaçu, o prefeito Nelson Bornier (PMDB e mais 17 partidos) e o deputado estadual Rogério Lisboa (PR-PT), nesta quinta-feira (20), às 13h20, de um debate promovido pelo SBT-Rio, ao vivo, nos estúdios da emissora, no Campo de São Cristóvão. O evento terá a duração de uma hora. No dia 26, às 15 horas, será a vez de mais um debate entre os dois candidatos que chegaram ao segundo turno, desta vez patrocinado pelo Jornal Extra.
Guanabara responde
Sobre a manchete de capa do JH na edição de ontem, quarta-feira, 19 de outubro de 2016, “Mulher que perdeu perna em acidente entra com ação contra Guanabara”, a empresa enviou a seguinte resposta: “A rede informa que, em setembro de 2015, foi notificada pela 59ª DP para depor sobre o fato ocorrido no ano de 2014. No testemunho, os três funcionários que presenciaram o acontecido esclareceram a ocorrência junto ao RO 17028/2014…”.
Guanabara responde (2)
“…A empresa informa ainda que, desde então, não recebeu mais qualquer notificação judicial sobre o caso descrito. A rede esclarece que registrou, no depoimento, o fato de que a cliente largou todas as compras, evadiu-se do local e recusou o auxílio oferecido pelos funcionários”.
Encontro de familiares de crianças microcefálicas
A Secretaria de Saúde realiza nesta quinta-feira (20) o 1º Encontro de famílias com criança microcefálica de Nova Iguaçu. O objetivo é fazer o direcionamento das crianças para garantir o acompanhamento adequado nas áreas de Saúde e Assistência Social. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Saúde. O encontro acontecerá a partir das 9h30, na Igreja Católica Santo Antônio. “Podem participar do encontro pais e responsáveis de crianças com microcefalia ou com suspeita da doença. Queremos garantir que as famílias tenham toda assistência”, explicou o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Emerson Trindade. A Igreja Católica Santo Antônio fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 2264, no Centro.
Enem em risco nas
escolas ocupadas
Ontem, o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou que vai cancelar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas escolas ocupadas por estudantes em protesto no país, caso não sejam desocupadas até o dia 31 de outubro. “Espero que essa decisão não chegue a termo, que até o dia 31 o consenso prevaleça e os jovens desocupem e que as entidades que estão patrocinando as ocupações colaborem nessa direção”, disse, em coletiva de imprensa. Caso seja cancelada, a prova será posteriormente remarcada para esses estudantes.
Enem em risco nas
escolas ocupadas (2)
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a realização do Enem está prevista em 181 escolas ocupadas, sendo 145 delas localizadas no estado do Paraná. No total, as escolas ocupadas, onde estão previstas as provas, se distribuem em 11 estados e impactam 95.083 candidatos. Perguntado se não haveria a possibilidade de transferir os locais de prova, o ministro diz que “não tem logística” e acrescenta que a pasta “não pode ficar submetida ou submeter a prova à conveniência de uma ocupação ou desocupação pela vontade de determinado grupo”.
Para finalizar…
O Enem será realizado nos dias 5 e 6 de novembro. Ao todo, mais de 8,6 milhões de candidato confirmaram a inscrição. Eles farão as provas em 1,7 mil municípios e 16 mil locais. Tomara que os candidatos interessados em melhorar de vida através do estudo não saiam prejudicados.