
“Até que enfim encontramos um prefeito que reconheceu nossa necessidade. Agora somos cidadãos de verdade”. A frase foi disparada na quarta-feira, pela presidente da Associação de Moradores dos Mutirões da Rua E e Adjacências, Gessineia Moreira dos Santos, a Dona Néia, 69 anos, durante solenidade de entrega de Títulos de Propriedade para 64 famílias que ocupam o Mutirão III. O evento, que beneficiou 120 pessoas no Bairro da Posse, em Nova Iguaçu, contou com a presença do secretário municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Sumuham), Giovanni Guidone, que esteve representando o prefeito Nelson Bornier e de técnicos do Departamento de Regularização Fundiária.
A Rua E foi ocupado em 17 de março de 1992. Dividido em cinco mutirões, abriga atualmente 323 famílias. Em dezembro do ano passado, 55 famílias que vivem no Mutirão I foram contempladas com Títulos de Propriedades, entregues pelo prefeito Bornier, beneficiando 284 pessoas . “Ocupamos uma área que estava ociosa. Foram 24 anos de luta. Hoje é dia de festejar. O ato do prefeito nos devolveu o direito a cidadania e isso não vamos esquecer”, assegurou Néia.
As famílias dos Mutirões II, IV e V também serão beneficiadas. Elas estão participando de um cadastro técnico feito pela equipe do Programa Morar Legal, promovido pela Prefeitura, através da Semuham e nos próximos meses serão contempladas com o Título de Propriedade. O processo de regularização do Mutirão VI vem sendo feito através do Governo do Estado, acompanhado pela Prefeitura. “Em seus governos anteriores (1997 a 2002), o prefeito Nelson Bornier concedeu mais de mil títulos de propriedade”, disse Giovanni Guidone. A partir de agora, os moradores regularizados terão direito a legalização do IPTU, água e luz.