Idosos buscam boa forma para o verão

Dona Cleberina, em destaque, pressão normalizou e não sente mais dores no joelho Foto: Rafaela Diniz - Divulgação/PMQ

Dona Cleberina, em destaque, pressão normalizou e não sente mais dores no joelho
Foto: Rafaela Diniz – Divulgação/PMQ

O verão está se aproximando e, nada melhor do que praticar atividades físicas para eliminar aquelas gordurinhas indesejadas e ainda de quebra cuidar da saúde, certo? Não faltam opções para os idosos de Queimados mostrarem que para chegar em forma na estação mais quente do ano, não há limite de idade. É que o Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) oferece aulas gratuitas de Musculação, Hidroginástica, Dança de Salão e Pilates. Para o mês de novembro uma novidade: o espaço terá também aulão de zumba e até treino funcional. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no próprio local (Avenida Maracanã, s/n – Vila Pacaembu).
Ao todo, 1500 idosos estão inscritos no CELTI, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As aulas de musculação acontecem todos os dias da semana pela manhã e à tarde, com exceção de quinta-feira, que só funciona no primeiro turno. Já a hidroginástica, tem aulas quarta e sexta, pela manhã, e terça e quinta, à tarde. A dança de salão acontece às quartas e quintas, à tarde. Fechando a grade de atividades, o Pilates de Solo é oferecido às segundas e quartas, pela manhã.
A aposentada Cleberina Alves Caetano, de 80 anos, moradora do bairro São Roque, não perde uma aula de hidroginástica. Segundo ela, a vida melhorou após iniciar a prática da atividade física há pouco mais de um ano. “A pressão está normalizada, não tenho mais dores no joelho e nem no corpo”, disse. Já a pensionista Marli Moreira, de 65 anos, não abre mão da musculação pelo menos três vezes por semana. “Antes, ia no mercado e não conseguia carregar duas bolsas. Agora, os braços ficaram fortes, vou direto pra casa sem precisar ficar parando. Melhorou a disposição e a energia”, comemora.
De acordo com a professora de Educação Física, Luciene Maria Gomes, a Bijuca, as aulas trabalham o fortalecimento muscular, além de melhorar a autoestima, os batimentos cardíacos e respiração. “Fazemos exercícios de alongamento, força, flexibilidade e equilíbrio”, afirma. Já a coordenadora do CELTI, Maricéia Peluzio, ressaltou que o município ainda dispõe de Pólos de atividade física, onde os idosos praticam ginástica com alongamento. “Na Praça da Bíblia (segunda e quarta, das 8h às 9h) e nas Praça dos Eucaliptos (quinta e sexta, das 8h às 9h). As inscrições podem ser feitas no próprio local”.

Mês recheado de atividades

Quem prefere os exercícios do momento, como a Zumba e o treino funcional, que vêm movimentando as academias mundo a fora, também não vai ficar de fora. O mês de novembro está cheio de atividades para os alunos do CELTI. Na sexta-feira (18), terá palestra sobre a prevenção ao câncer de mama e próstata e equipes de enfermagem vão verificar a pressão e a glicose dos participantes. Já no dia 24, terá aulão de ginástica funcional e no dia 30 aulão de zumba com café da manhã. Todas as atividades terão início às 9h.
Para ser aluno do CELTI, é preciso ter a partir de 55 anos de idade e apresentar no ato da inscrição cópia do RG, comprovante de residência, atestado médico e duas fotos 3×4. Outras informações: 2665-6526.

error: Conteúdo protegido !!