Diversão e Lazer – 25/11

A história contada por trás das lentes

Exposição vai reunir imagens do cotidiano do município e vai até o fim de dezembro

Exposição vai reunir imagens do cotidiano do município e vai até o fim de dezembro

Ao invés da tradicional Literatura, cliques poéticos e em ângulos profundos. É a história sendo retratada por uma câmera, onde o diferencial é a inspiração e o olhar diferenciado do artista. Assim é o trabalho do fotógrafo queimadense, Walter Mesquita. O profissional, que já fotografou diversas personalidades, entre elas o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e a ex-secretária de Estado Americano, Hillary Clinton, resolveu juntar no seu mais novo trabalho 26 imagens do cotidiano de Queimados. O saldo foi a exposição “Retratos da Minha Terra”, que será exibida gratuitamente a partir de sábado até o dia 30 de dezembro no Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro São Roque.
O trabalho dá destaque para os pontos mais conhecidos e importantes na história do município, um verdadeiro presente para comemorar os 26 anos de emancipação. Entre as imagens, estão a da Igreja Nossa Senhora da Conceição, pegando uma parte da praça e da santa que levam o mesmo nome – principal patrimônio histórico do município, sendo assim reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAM) -, a Praça dos Eucaliptos, tradicional ponto de encontro dos moradores e onde acontecem os principais eventos e da passarela da Estação Ferroviária, que corta os dois lados da cidade e por onde passam milhares de pessoas todos os dias que utilizam o trem como forma de locomoção para o trabalho.
De acordo com o Subsecretário de Cultura de Queimados e idealizador da exposição, o ator e produtor cultural, Leandro Santanna, as imagens também serão exibidas nas redes oficiais da prefeitura e do próprio artista. “Quando o convidei para fazer um registro de Queimados em pleno curso de desenvolvimento, já imaginava a beleza de imagens que teríamos, pois conheço bem o seu trabalho. Mas meu intuito como historiador frustrado que sou, foi salvaguardar um registro de imagens de nosso município no ano de 2016, para que estes arquivos se tornem ainda mais valiosos no futuro. Elas não podem ficar presas no acervo pessoal de ninguém, precisam ser reproduzidas”, destaca Santanna.
As visitações são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Centro de Artes e Esportes Unificados fica localizado na Rua Macaé, nº 430, bairro São Roque. Outras informações pelos telefones: 3698-1188/ 2665-2206.

De Queimados para o mundo

Walter Mesquita deu início a sua carreira em fotografia na década de 90 quando fez o seu primeiro curso básico no  SESC. Em seguida, Ingressou-se no curso de formação profissional em fotojornalismo no SENAC, Ateliê da Imagem e Escola de Comunicação Critica /Imagens do Povo e Comunicação Social(Jornalismo) na Universidade Unicarioca. Coordenou por 15 anos a equipe e setor audiovisual do Viva Rio e do Viva Favela,  voltado para as questões das favelas e periferias do Rio de Janeiro.
O fotógrafo participou de vários eventos no Brasil e no exterior, com destaques para a exposição “Olhar Cúmplice”, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal,  com o tema Parapan 2007 e a “A Última Foto”, idealizada pela artista plástica Rosangela Rennô, que percorreu diversas cidades no Brasil e Estados Unidos.
Além da exposição Retratos da Minha Terra, o artista também tem outros trabalhos em andamento, como o “Nossa Baixada” – documentação da região da Baixada Fluminense sobre o aspecto cultural, social, histórico e potência turística e “Afro-índio” – documentação  e vivência das etnias indígenas e quilombolas de seus rituais nas aldeias do Brasil.

 

Praia de Copacabana recebe Evento de Boxe neste sábado

Evento gratuito terá a participação de pugilistas renomados no cenário nacional

Evento gratuito terá a participação de pugilistas renomados no cenário nacional

Nesta sábado (26) a praia de Copacabana será palco da Copa Daniel Fucs de Boxe, promovido pela Associação Carioca de Boxe (ACB). O evento começa a partir das 15h30,  no Posto 3, em frente à Rua Paula Freitas. Os amantes do boxe poderão desfrutar gratuitamente de dez lutas interestaduais, oito no masculino e duas no feminino.
“O objetivo da competição é levar o acesso à prática esportiva e à cultura do segmento. Abrir as portas das praias, para todos que querem ter a experiência de ver lutas de boxe ao vivo e de tão perto”, comenta Alessandro Leite, organizador do evento e presidente da Associação Carioca de Boxe.
Para quem acompanhou e virou fã do Boxe Olímpico nos Jogos Rio 2016, o evento é uma oportunidade de rever combates duríssimos. A luta principal será entre Estivan Falcão (Coliseu/São Paulo) e Igor Enrico (Nova União), categoria Meio-Médio (64 kg).  Estivan é irmão dos medalhistas olímpicos nos Jogos de Londres (2012), Esquiva e Yamaguchi Falcão.  Já o lutador do UFC, Felipe Olivieri (Nova União) enfrenta Florisbergue Júnior (JS Team), categoria 81kg. O card completo está logo abaixo.
Diferente do boxe praticado em ambientes fechados, os atletas lutam ao ar livre, com ou sem sol, num ringue de cinco por cinco metros As lutas masculinas têm uma duração máxima de três rounds, de três minutos cada. Entre as mulheres, são quatro rounds de dois minutos. Sempre com um intervalo de um minuto entre qualquer round para descansar.
Haverá no evento uma tenda, onde as pessoas que prestigiarem as lutas poderão fazer a doação de 1 kg de alimento não perecível.  A entrada é franca.

error: Conteúdo protegido !!