Diversão e Lazer – 29/11

Feira da Providência vem aí!

Mais de cinco mil produtos artesanais serão destaque em estande da Secretaria de Estado de Turismo

Mais de cinco mil produtos artesanais serão destaque em estande da Secretaria de Estado de Turismo

A temporada de compras para o natal já foi aberta, e a Feira da Providência é uma grande oportunidade de bons preços para cariocas e turistas. O estande da Secretaria de Estado de Turismo, com 360m2, apresentará o artesanato produzido no estado do Rio, com exposição de mais de cinco mil peças. Os produtos, com preços a partir de R$6, serão comercializados por artesãos de 26 municípios fluminenses. Quem visitar o espaço encontrará trabalhos em cerâmica, tecidos, miçangas, escamas de peixe, madeira, vidro e muitos outros materiais.
Para o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, palcos como a Feira da Providência são essenciais para levar ao conhecimento do público as peculiaridades culturais do estado, concretizadas através do artesanato.
“Além de renda e desenvolvimento social, o artesanato é importante item de divulgação de nosso turismo, por difundir nossas riquezas naturais e históricas entre os que nos visitam e levam os produtos como souvenires para suas regiões de origem. Estamos muito felizes manter a tradição de décadas de participação no evento destacando este segmento tão valoroso”, comemora Nilo Sergio Felix.
Nesta edição, o estande do Estado, que contará com apoio do Rio Solidário, contará com decoração especial elaborada por profissionais cadastrados no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. No local, os visitantes poderão conferir cenários em fuxicos (trabalho feito com tecido) confeccionados por artesãos do município de Itaguaí, e, ainda, sementes e cascas de árvores típicas, representando a diversidade da flora do Rio de Janeiro.
“A Feira da Providência é referência no calendário turístico da capital carioca. Queremos levar, além do artesanato, os atrativos do nosso estado para mais de 100 mil pessoas que deverão visitar o evento. Será um estande sustentável, que dialogará com o turismo e a cultura de nosso estado”, explica Nea Mariozz, coordenadora do Programa e subsecretária de Turismo.
A Secretaria de Estado de Agricultura também estará presente, com a apresentação de produtores rurais entre cachaças, queijos, frutas, linguiças, doces regionais, entre outros itens. O espaço contará ainda com a parceria institucional da Riotur.

 

Gostosuras natalinas em exposição

Pão de Mel, Mini Bolos Natalinos e variedades de doces estão em mostra

Pão de Mel, Mini Bolos Natalinos e variedades de doces estão em mostra

Durante três semanas, em dias específicos, o Espaço Multiuso vai deixar o Natal muito mais gostoso. Trata-se da Exposição de Rosana Santos, de Pão de Mel, Mini Bolos Natalinos e Arte em Doces Natalinos. A exposição, sempre em horário comercial, acontece nos dias 29 e 30 de novembro, 5, 6, 12 e 13 de dezembro. E continua a exposição de árvores e artigos para Natal, até o dia 31 de dezembro, além da exposição Arte no Anexo, com obras de diversos artistas, que também vai até o fim do ano.
O Espaço Multiuso fica na Rua Dr. Paulo Froes Machado, 176 (em frente a praça da igreja de N.Sra. de Fátima e São Jorge), centro de Nova Iguaçu.
Informações pelo tel: (21)2667-4888. Visite o site e conheça http://espacomultiuso.wixsite.com/inicio

 

Exposição ‘O lixo que reluz é ouro’ vai até dezembro

Até o dia 23 de dezembro, o Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino – Gau está com a exposição “O lixo que reluz é ouro”, de Jéssica Peixoto, aberta ao público. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A artista apresenta, em sua mostra, 28 obras feitas com técnicas de pintura, textura e colagem. De sucatas e materiais reaproveitados – como pés de cadeira e de cama, portas e janelas velhas, isopor, madeiras e mdf descartados, botões, retalhos de tecidos e de E.V.A, vinis e cds obsoletos -, ressurgem quadros, mandalas, luminárias, objetos de decoração e outras obras de extremo bom gosto.
Além da exposição, o visitante pode se inscrever para as oficinas ministradas por Jéssica, gratuitamente, no Galpão das Artes. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail galpaodasartes@gmail.com. “Dar nova utilidade ao que estava no lixo é transformador”, disse a artista, que desde criança sempre gostou de desenhar, quando, aos 13 anos, pintou sua primeira tela achada no lixo.
A partir daí, não teve mais limite o seu contato com a arte do reaproveitamento. Jéssica Peixoto tem como inspiração a natureza, as formas geométricas, os arabescos, flores, folhas, gotas, que se repetem em seu trabalho. Para a artista, arte é terapia, com a qual deixa fluir sua intuição, por meio das cores e formas, oferecendo nova utilidade ao que iria parar no lixo.
Formou-se em Design de Interior, abriu o Mafuah Chic Atelier e Brechó, em Saquarema, ao mesmo tempo em que começou a produzir seus trabalhos de arte e artesanato com enfoque no reaproveitamento de materiais, e a dar aulas em projetos sociais. Em 2015, apresentou suas criações na MegaArtesanal, a maior feira de artesanato da América Latina. Frequentemente, pode ser vista ensinando artesanato, passo a passo, em programas de tevê.
Suas áreas de atuação, hoje, envolvem projetos e consultoria de decoração, pintura artística, facilitadora em oficinas de arte para crianças e adultos.
O Galpão das Artes fica na Av. Padre Leonel Franca, s/nº, Gávea.

error: Conteúdo protegido !!