Bola Cheia
Não poderia deixar de ser para notícia de que jogadores e dirigentes do Atlético de Medellín se propuseram a liberar o título da Copa Sul-Americana em favor da ‘vitimada’ Chapecoense, que perdeu jogadores e dirigentes na queda do avião que levava o time à cidade colombiana. Na reunião de 21 de dezembro, a Comenbol deverá confirmar essa posição acima de tudo humanitária.
Bola Murcha
No outro extremo, a queda ‘de bico’ da aeronave, segundo informações, soou estranho, pois a mesma alçou voo com o ‘ok’ da equipe de manutenção. A nossa bola murcha vai para o ‘choque’ que mais uma vez acordou gente em todas as partes do planeta. Que as investigações mostrem as causas de tamanha tragédia, embora isso não traga de volta as vidas ceifadas.
CBF decreta luto de sete dias
e remarca jogos decisivos
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decretou luto oficial de sete dias pelo acidente aeronáutico na Colômbia que vitimou a delegação da Chapecoense, jornalistas e convidados. Com o luto, todas as partidas que seriam realizadas nesse período foram remarcadas.
A final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, nesta (30), foi remarcada para 7 de dezembro, às 21h45. Já a rodada final da Série A do Campeonato Brasileiro vai acontecer dia 11 de dezembro, um domingo, às 17h.
A final da Copa do Brasil sub-20, entre Bahia e São Paulo, foi remarcada para 8 de dezembro, às 21h15. O avião seguia da Bolívia para a Colômbia quando caiu na região da Antióquia, nas proximidades da cidade de Medellín. Pelo menos 76 pessoas morreram na queda do avião na Colômbia. A foto foi feita por passageiros que registraram os momentos antes do voo que acabou em tragédia.
Diplomação dos eleitos
Embora as assessorias do prefeito e vice-prefeito eleitos de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (PR) e Carlos Ferreira (PT) não confirmem, fonte da coluna ligada aos mesmos disse que a diplomação dos dois e dos vereadores deverá acontecer no dia 14 de dezembro, às 9h30, no Fórum da cidade, que fica no Bairro da Luz. Por ordem dos caciques e marqueteiros, os profissionais de comunicação e assessores diretos evitam passar informações diversas, como por exemplo, os possíveis secretários municipais do novo governo. “Quem divulga nomes é o prefeito Rogério”, disse um deles a esta coluna.
Adriana Ancelmo tem
bens bloqueados
O juiz da 7ª Vara Federal do Rio, Marcelo Bretas, responsável pela força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, determinou na segunda-feira (28) o bloqueio de bens imóveis de Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, e do escritório de advocacia Ancelmo Advogados, de propriedade dela. O magistrado atendeu a pedido do Ministério Público Federal.
Adriana Ancelmo tem
bens bloqueados (2)
No pedido, o MPF narra que os laços familiares e de intimidade de Adriana com os demais investigados são inegáveis. As apurações preliminares revelaram que ela praticou diversos atos que, aparentemente, representam evidências de sua participação na lavagem e na ocultação de proveitos de origem ilícita decorrentes da corrupção, supostamente praticada por seu marido, o também investigado Sérgio Cabral.
Juros do cartão
de crédito
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou ontem (29), um projeto que define teto para o juro do cartão de crédito ao equivalente ao dobro do CDI, próxima à Selic, hoje em 14% ao ano. Ou seja, caso a proposta já estivesse em vigor, o limite da taxa cobrada pelos bancos no chamado rotativo, quando o cliente financia parte da fatura, seria equivalente a cerca de 28% ao ano. O senador Ivo Cassol (PP-RO), autor do projeto, disse que os juros abusivos exigem limites regulatórios. Com a aprovação na CAE, o projeto seguirá para votação em plenário.
Juros do cartão
de crédito (2)
Na semana passada, o Banco Central informou que o juro médio do rotativo do cartão de crédito em outubro ficou em 475,8% ao ano. Mesmo o crédito com desconto em folha de pagamento, o consignado, teve taxa média de 29,5% em outubro, acima do nível proposto pelo projeto aprovado pela CAE.
Consultada, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não se manifestou de imediato. Um porta-voz da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) não foi encontrado para comentar.
Para finalizar
Há muito se fazia necessária essa luz no fim do túnel para os endividados, que são ‘roubados’ pelos bancos através de juros exorbitantes que variam para cima e secam, aos poucos, a conta corrente da pessoa física. Tomara que os senadores prestem esse serviço aos brasileiros que ainda mantêm contas nas bilionárias instituições bancárias.