
Fotos: Rafael Barreto
A Defesa Civil de Duque de Caxias dentro das celebrações do Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, comemorado ontem, promoveu durante todo o dia o “Exercício Simulado de Desocupação em Asilos/Casas de Assistência”. Quatro instituições fizeram parte da atividade que teve como objetivo direcionar os idosos em planos de desocupação em casos de incêndio. Os profissionais de saúde e de apoio que atuam nos asilos (cuidadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas, administrativos, entre outros), foram instruídos durante todo o ano com palestras, e sobre a forma mais segura no deslocamento, já que em muitos casos, alguns dos idosos estão em cadeiras de rodas ou com dificuldade de andar. A Mansão da Esperança, no bairro Vila Itamaraty, que serviu de asilo de referência, foi o primeiro na realização do simulado.
“Defender a vida é o nosso principal objetivo. Não podemos evitar, por exemplo, que chova, mas podemos nos planejar para tentar evitar riscos de alagamentos. Não adianta a população ser sustentável senão for resiliente. Ela precisa saber como agir em casos de desastres como fogo e alagamento. Precisamos aumentar nossa capacidade de reduzir desastres nas comunidades, escolas e asilos”, disse o subsecretário municipal de Proteção Comunitária da Defesa Civil, Vilson Santos.
No simulado, que faz parte do Projeto “Asilos Seguros, Idosos Resilientes” (ASIR), realizado em quase cinco minutos todos os 10 funcionários e os 38 idosos já estavam na área externa do asilo, embaixo da lona armada da Defesa Civil. O tempo foi considerado bom pela Defesa Civil Municipal.
“Toda a ação foi muito instrutiva e ficamos gratos pelo apoio que recebemos da Defesa Civil. Conseguiram mapear bem nosso espaço físico para que possamos ter agilidade e segurança em casos de incêndio”, disse a diretora e enfermeira, Roberta Waleska.
Além da Mansão da Esperança, participaram ainda a Casa Abrigo Betel (Nova Campinas); Lar dos Velhos (São Bento) e a Obra de Recuperação e Assistência Social de Getsênami (Capivari).