
Foto: SMDCPS/ Divulgação
A Secretaria de Defesa Civil e Políticas de Segurança de Duque de Caxias promoveu na quarta-feira (30), um Seminário Estratégico de Proteção e Defesa Civil para Gestores e Futuros Gestores Municipais. O ciclo de palestra aconteceu no Museu Ciência e Vida e fez parte de um conjunto de atividades alusivas ao Dia Estadual para Redução de Desastres, e contou com a participação de representantes de agências de defesa civil dos municípios de Belford Roxo, Arraial do Cabo, Petrópolis, Queimados, Nilópolis, Mesquita, Turiaçu, Magé e Araruama, além de líderes comunitários (NUDEC’S), voluntários da Rede de Servidores, Voluntários e Amigos da Comunidade (SVAC) e representantes de agências não governamentais como o Corpo de Bombeiros Civil Voluntário e o Processo APELL.
Para o secretário de Defesa Civil e Políticas de Segurança, Marcello Silva Costa o objetivo foi o de trocar experiências. “O nosso principal objetivo foi compartilhar as experiências, os nossos erros e acertos, as experiências de campo, e tudo que nós conseguimos absorver e abstrair nesses quatro anos de trabalho. Tivemos essa interação e ganhamos todos nós. Ganha a Defesa Civil de Duque de Caxias, e todas as agências de Defesa Civil, porque afinal, nós temos que tornar o sistema municipal de Defesa Civil mais forte. Isso só será possível quando nós não tivermos segredos, e sim, compartilhamentos das ferramentas e das informações, como daquilo que foi um sucesso ou do que não deu tão certo. Assim estamos ajudando nossos amigos a diminuírem suas margens de erros para aumentarem suas ações com acertos”.
O seminário debateu temas como “Estratégias, Experiências e Tecnologias Aplicadas na Gestão Operacional de Proteção e Defesa Civil”, ministrado pelo Tenente-coronel Bombeiro Jorge Ribeiro Lopes, Subsecretário de Operações da Defesa Civil e pelo Tenente-coronel da mesma corporação Gil Correia Kempers Vieira, Diretor de Projetos, Tecnologia e Inovação da Defesa Civil.
O tema “Aspectos Jurídicos, Experiências Aplicadas e Recomendações para a Gestão Pública de uma Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil” foi apresentado pelo Tenente-coronel Bombeiro Almir Felix do Nascimento Júnior, Subsecretário de Defesa Civil e advogado Paulo Sergio Carvalho, Secretário-Executivo da Defesa Civil.
O major Vilson Santos do Nascimento, subsecretário de Proteção Comunitária e a Gerente de Projetos de Proteção Comunitária Claudia Avelar, apresentaram o tema “Estratégias, Experiências e Tecnologias Aplicadas na Política de Proteção Comunitária da Defesa Civil”. Também como convidados a Engenheira Hidróloga Fernanda Santa Bárbara Vissirini, chefe do Serviço de Monitoramento Hidrológico, o meteorologista Thiago Carvalho de Souza, Assessor-chefe do Serviço Meteorológico, e o Geógrafo Luiz Henrique Alves da Silva, chefe do Serviço de Monitoramento Geotécnico da Defesa Civil participaram da apresentação do tema “Estratégias Inovadoras, Experiências e Desafios no Serviço de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (SEMADEN), em Nível Municipal”.
O ciclo de palestras foi encerrado pelo secretário Marcello Silva da Costa, coronel bombeiro e pelo oficial bombeiro da mesma patente Djalma Antônio de Souza Filho, que apresentaram os “Aspectos Metodológicos, Experiências e Tecnologias Aplicadas na Elaboração do Plano de Emergência da Cidade de Duque de Caxias”.