Seminário estratégico de proteção para futuros gestores

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Gestores participaram do seminário promovido pela Defesa Civil de Caxias Foto: SMDCPS/ Divulgação
Gestores participaram do seminário promovido pela Defesa Civil de Caxias
Foto: SMDCPS/ Divulgação

A Secretaria de Defesa Civil e Políticas de Segurança de Duque de Caxias promoveu na quarta-feira (30), um Seminário Estratégico de Proteção e Defesa Civil para Gestores e Futuros Gestores Municipais. O ciclo de palestra aconteceu no Museu Ciência e Vida e fez parte de um conjunto de atividades alusivas ao Dia Estadual para Redução de Desastres, e contou com a participação de representantes de agências de defesa civil dos municípios de Belford Roxo, Arraial do Cabo, Petrópolis, Queimados, Nilópolis, Mesquita, Turiaçu, Magé e Araruama, além de líderes comunitários (NUDEC’S), voluntários da Rede de Servidores, Voluntários e Amigos da Comunidade (SVAC) e representantes de agências não governamentais como o Corpo de Bombeiros Civil Voluntário e o Processo APELL.
Para o secretário de Defesa Civil e Políticas de Segurança, Marcello Silva Costa o objetivo foi o de trocar experiências. “O nosso principal objetivo foi compartilhar as experiências, os nossos erros e acertos, as experiências de campo, e tudo que nós conseguimos absorver e abstrair nesses quatro anos de trabalho. Tivemos essa interação e ganhamos todos nós. Ganha a Defesa Civil de Duque de Caxias, e todas as agências de Defesa Civil, porque afinal, nós temos que tornar o sistema municipal de Defesa Civil mais forte. Isso só será possível quando nós não tivermos segredos, e sim, compartilhamentos das ferramentas e das informações, como daquilo que foi um sucesso ou do que não deu tão certo. Assim estamos ajudando nossos amigos a diminuírem suas margens de erros para aumentarem suas ações com acertos”.
O seminário debateu temas como “Estratégias, Experiências e Tecnologias Aplicadas na Gestão Operacional de Proteção e Defesa Civil”, ministrado pelo Tenente-coronel Bombeiro Jorge Ribeiro Lopes, Subsecretário de Operações da Defesa Civil e pelo Tenente-coronel da mesma corporação Gil Correia Kempers Vieira, Diretor de Projetos, Tecnologia e Inovação da Defesa Civil.
O tema “Aspectos Jurídicos, Experiências Aplicadas e Recomendações para a Gestão Pública de uma Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil” foi apresentado pelo Tenente-coronel Bombeiro Almir Felix do Nascimento Júnior, Subsecretário de Defesa Civil e advogado Paulo Sergio Carvalho, Secretário-Executivo da Defesa Civil.
O major Vilson Santos do Nascimento, subsecretário de Proteção Comunitária e a Gerente de Projetos de Proteção Comunitária Claudia Avelar, apresentaram o tema “Estratégias, Experiências e Tecnologias Aplicadas na Política de Proteção Comunitária da Defesa Civil”. Também como convidados a Engenheira Hidróloga Fernanda Santa Bárbara Vissirini, chefe do Serviço de Monitoramento Hidrológico, o meteorologista Thiago Carvalho de Souza, Assessor-chefe do Serviço Meteorológico, e o Geógrafo Luiz Henrique Alves da Silva, chefe do Serviço de Monitoramento Geotécnico da Defesa Civil participaram da apresentação do tema “Estratégias Inovadoras, Experiências e Desafios no Serviço de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (SEMADEN), em Nível Municipal”.
O ciclo de palestras foi encerrado pelo secretário Marcello Silva da Costa, coronel bombeiro e pelo oficial bombeiro da mesma patente Djalma Antônio de Souza Filho, que apresentaram os “Aspectos Metodológicos, Experiências e Tecnologias Aplicadas na Elaboração do Plano de Emergência da Cidade de Duque de Caxias”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!