Diversão e Lazer – 07/12

Exposição em Duque de Caxias

Obras do artista plástico Oséias Casanova são pinturas em óleo e acrílico sobre tela

Obras do artista plástico Oséias Casanova são pinturas em óleo e acrílico sobre tela

Termina amanhã, na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, em Duque de Caxias, a exposição ‘Perspective-se’, do artista plástico Oséias Casanova. O trabalho, apoiado pela Secretaria municipal de Cultura e Turismo, propõe a troca de posição do negro através do plano de observação artístico e social, produzindo uma nova perspectiva. O projeto visa repassar informações históricas importantes sobre o contexto da época de cada personagem e suas conquistas. A entrada é franca.
As obras são pinturas em óleo e acrílico sobre tela, com dimensões de 1m x 1,5m. Nesta exposição estarão representados: Solano Trindade, Martin Luther King, Jesse Owens, Machado de Assis, Rosa Parkes, Nelson Mandela, Luiz Gama, Luiza Mahin, Bob Marley, Juliano Moreira, Ernesto Carneiro Ribeiro, Manuel Querino, José do Patrocínio, Aizita Nascimento, entre outros.
A exposição ‘Perspective-se’ já apresentou fragmentos importantes de sua proposta, tendo duas de suas telas selecionadas para exposição da Aliança Francesa de Niterói, no Instituto Cultural Germânico – onde conquistou o primeiro lugar no 4º Salão de Artes de Niterói.

Oséias Casanova

Natural de Duque de Caxias, o artista plástico, de 48 anos, iniciou na arte através da escultura em madeira após um acidente que afetou os movimentos da mão direita – uma forma encontrada como alternativa de fisioterapia. Exercitando seus traços com a mão esquerda, Oséias foi convidado para participar de sua primeira exposição de artes na Universidade de Nova Iguaçu e a partir daí não parou mais. Seu trabalho se divide entre pintura, desenho e escultura, com premiação nas três áreas.
Com o título de conselheiro Condedine e a medalha Zumbi dos Palmares, mantém seu trabalho valorizando a beleza, história e cultura do povo brasileiro e o negro. A inspiração para suas telas vem de questões sociais – mais especificamente questões de etnia e inclusão.
A Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola fica na Praça do Pacificador, s/n, Centro de Duque de Caxias. A exposição vai das 9h às 17h.

 

Romeu e Julieta na Pavuna

Texto de Shakespeare tem montagem que mistura capoeira, circo, rap e muito mais

Texto de Shakespeare tem montagem que mistura capoeira, circo, rap e muito mais

“Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, foi escrito entre 1591 e 1595, mas que se mantém atual até os dias de hoje. A Arena Carioca Jovelina Pérola Negra abrigará no dia 10 de dezembro, às 19h30, o clássico sob um novo formato, que promete aproximar pessoas de todas as idades. “Romeu e Julieta Em Dez Cenas” vai agregar em uma só ação todas as oficinas que compõem o quadro de formação e atendimento artístico local da casa: teatro adulto, teatro infantil, rap, dança de salão e capoeira, em uma montagem teatral.
Os grupos de cada oficina irão contribuir com sua habilidade específica. Ao circo caberá um cortejo abrindo e encerrando o espetáculo com pernas de pau, malabares e palhaços.  O baile de máscaras, quando os dois jovens se conhecem, ficará sob responsabilidade da dança de salão. A capoeira criará os momentos de enfrentamentos entre as duas famílias e toda a trilha sonora ficou a cargo do rap. As crianças do teatro infantil caberá a narração de toda a trama.
O espetáculo será exibido sob a direção de Leonardo Rodrigues e Alexandre Damascena, supervisão artística de Anderson Barnabé, produção de Cíntia Monsores e Melise Fremiot e realização da Arena Jovelina.
A Arena Carioca Jovelina Pérola Negra fica na Praça Énio s/n, na Pavuna, subúrbio do Rio de Janeiro. A classificação é livre e a entrada gratuita.
 

Ópera do Malandro em Nova Iguaçu
161206-h73

A Escola das Artes Técnicas Paulo Falcão apresenta, nesta quinta-feira (8), às 19h, o espetáculo Ópera do Malandro, musical escrito por Chico Buarque de Holanda, em 1978. A apresentação, que tem direção de Fábio Andrade, acontece na FAETEC, na Rua Bernardino de Mello, s/n, ao lado do antigo Fórum de Nova Iguaçu, no Centro. A entrada é gratuita.

error: Conteúdo protegido !!