Visão Geral – 07/12

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bola Cheia

O Tribunal de Contas do Estado aprovou as contas de governo do prefeito Nelson Bornier (PMDB), referente ao exercício de 2015. Segundo o TCE, a prefeitura de Nova Iguaçu aplicou recursos acima do que é exigido pela Constituição Federal na Saúde e Educação, além de ter também respeitado a Lei de Responsabilidade Fiscal no gasto com pessoal.

 

Bola Murcha

Preocupante por se tratar da corte maior da justiça brasileira, a ‘guerra’ mais que notada do STF contra o próprio STF. Na manhã de ontem o colunista Jorge Bastos Moreno, de O Globo, publicou que o também ministro Gilmar Mendes defendeu o impeachment do colega Marco Aurélio Mello. “É um caso de reconhecimento de inimputabilidade ou de impeachment”, teria dito Mendes.

 

Deputado Deodalto cobra melhorias
para servidores da Saúde do Estado

161206-h41Em função da necessidade de unir forças em busca de caminhos que possam solucionar a grave crise da saúde no estado, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), convocou, ontem (6), reunião extraordinária com o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., o Luizinho. A reunião teve como tema a Gestão das Organizações Sociais (OS’s) na Saúde Pública do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, 44 unidades de saúde são administradas pelas Oss, enquanto a Fundação Estadual de Saúde é responsável pela gestão de apenas seis. São muitas as denúncias quanto à má gestão dessas organizações, principalmente em relação aos direitos dos trabalhadores.
O médico e deputado estadual Dr. Deodalto (foto), do DEM, que é vice-presidente da Comissão, marcou presença e questionou a aceleração das propostas apresentadas pelo secretário. Uma delas, consistia em conceder ajuda de custo aos trabalhadores da Saúde, que não possuem auxílio-transporte. “A Comissão de Saúde dessa casa nunca mediu e não vai medir esforços para fazer a Saúde deste Estado funcionar, mesmo com a crise. A saúde não pode esperar”, disse.

 

Festa de fim de
ano na OAB/NI

A 1ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nova Iguaçu/Mesquita irá realizar no próximo dia 20, a partir das 20h, sua festa de fim de ano, organizada pela Comissão de Eventos, com a participação de advogados, amigos e familiares. O evento vai acontecer no Salão de Festas Hollywood, que fica no restaurante La Dolce Vita, um dos mais badalados de Nova Iguaçu. O endereço é Rua Coronel Francisco Soares, nº 1528, Centro, esquina com Rodovia Presidente Dutra. Mais informações 2765-5500 ou no evento no link: facebook.com/events/1167993703236142/.

 

‘Maldição
da Amante’

O senador Renan Calheiros conseguiu a façanha de ser punido na presidência do Senado duas vezes pelo mesmo motivo: o caso com a ex-amante e jornalista Mônica Velloso. Logo após a liminar contra o alagoano por peculato ser concedida pelo ministro do STF, Marco Aurélio Mello, os colegas do Calheiros começaram a comentar: “o chefe foi pego pela ‘Maldição da Amante’. Em 2007, o poderoso chefão da Casa dos estados renunciou ao mesmo cargo que ainda ocupa. O destino de Renan depende, agora, de votação no plenário do Supremo. É o ‘cai de vez’ ou continua na cadeira e presidente.

 

Renan critica
Marco Aurélio

Em rápido pronunciamento ontem (6), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), de o afastar da presidência do Senado. “Ao tomar a decisão a nove dias do fim do mandato de um presidente de poder, em decisão monocrática, a democracia, mesmo no Brasil, não merece esse fim.”

 

Aécio tem pressa

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), fez um apelo à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, para que a decisão definitiva do afastamento do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado ocorra na sessão desta quarta-feira (7). “Fizemos um apelo ao STF que decida sobre o afastamento de Renan até amanhã”, afirmou o tucano em entrevista coletiva.

 

PT joga com o caos

A pressa do PSDB, principal partido da base do governo Temer, se deve ao fato de que a estratégia dos petistas é justamente jogar com o “caos institucional” instaurado com o afastamento de Renan, ocorrido por medida liminar, para ganhar tempo. A ideia da bancada do PT é de, no comando do Senado, não realizar sessões no plenário evitando-se dessa forma que seja feita a contagem de prazo para a votação da PEC do teto. “A cadeira da presidência do Senado não pode ser bunker de partido”, disse Aécio.

 

Para finalizar…

A votação do segundo turno da proposta está inicialmente prevista para ocorrer na próxima terça-feira (13). “Queremos que a PEC seja votada independente de afastamento”, emendou o senador. Segundo ele, a bancada do PSDB manterá o quórum na próxima semana para tentar avançar na votação. Se o petista Viana for confirmado na cadeira, Aécio & Cia vão ter muita dor de cabeça. A ordem do ‘Rei Lula’ é atrasar ao máximo os prazos e criar impasse institucional.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!