Diversão e Lazer – 15/12

Conservatório Musical Fundec se apresenta no Cristo Redentor

O Conservatório Musical tem alunos de todas as idades

O Conservatório Musical tem alunos de todas as idades

Os acordes que saem do bairro de Dr. Laureano desde a inauguração do Conservatório Musical Fundec em junho, tem levado o nome de Duque de Caxias cada vez mais longe. Depois de participar do revezamento da Tocha Olímpica, do festival de Música Instrumental em Três Rios, do Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras de Barra Mansa e do primeiro Recital de alunos, a unidade fechará o ano com chave de ouro se apresentando no domingo (18), durante a chegada do Papai Noel ao Cristo Redentor.
“Apesar do pouco tempo de funcionamento, temos conseguido resultados positivos, participando de atividades importantes como foi o caso do recital onde conseguiram se apresentar durante três horas. Tudo o que fazemos é pensando na profissionalização dos alunos e a participação nesses eventos os coloca em uma situação real que enfrentarão no mercado de trabalho”, destacou o maestro Tiago Farias, que é coordenador pedagógico da unidade.
Resultado de uma parceria com a Fanfaduque, o Conservatório Musical da Fundec tem como objetivo principal qualificar jovens e adultos na área da música, além da difusão da cultura de bandas e fanfarras. Atualmente, a unidade oferece 12 cursos de música para 112 alunos. A ideia é ampliar a oferta de cursos e alunos no próximo ano. Além das aulas de música, também são oferecidos os cursos de informática, inglês e espanhol, teleatendimento, auxiliar administrativo, RH e cursos preparatórios para o Enem e escolas públicas.
Um dos grandes diferenciais do Conservatório para outras grandes escolas de música é o acesso dos alunos a instrumentos com a qualidade dos usados pela Orquestra Sinfônica.
“A cidade de Duque de Caxias sempre teve um público muito interessado pela música, mas que precisava sair para outros municípios para se profissionalizar. Com o Conservatório, conseguimos mudar isso. Recebemos seis mil inscrições e tivemos uma adesão muito boa por parte dos inscritos. Oferecer o instrumento é uma forma de atrair cada vez mais interessados em entrar no mundo da música e se profissionalizar”, explicou maestro Tiago.
Para o presidente da Fanfaduque Fanfarra de Duque de Caxias, Alex Tavares, a parceria com o Conservatório é muito importante para o município. “Em 23 anos de existência nunca tinham dado uma oportunidade dessa para da Fanfaduque. Com o município envolvido a tendência é crescer cada vez mais. Temos um grupo de professores comprometidos com a causa”.

Qualidade que não deixa a desejar

Irmão de uma aluna da Escola de Música Villa-Lobos, no Centro do Rio de Janeiro, Isaque Clemente, de 19 anos, garante que o Conservatório Musical Fundec não deve em nada a grandes escolas de música.
“Temos profissionais muito qualificados e instrumentos de qualidade. O ensino aqui mudou muito meu entendimento de música”, disse o jovem, que começou a tocar aos 13 anos com professor particular, mas aprendeu mesmo vendo a irmã tocar e agora tem a chance de se profissionalizar.
O professor de trombone, Marcos Tramontana, também via uma carência muito grande de um equipamento voltado para o ensino profissionalizante da música na cidade antes do Conservatório. “Tenho 47 anos e dou aula desde os 20. As informações na cidade sempre foram muito complicadas. A maioria das pessoas precisava sair do município para aprender sobre música. E isso mudou. Quando me apresentaram o projeto, vi a seriedade dos envolvidos e investi meu tempo. E ver a satisfação no rosto de cada um durante o recital foi uma grande realização”, disse.
Chegada do Papai Noel
A apresentação no Cristo Redentor vai contar com a presença de 35 músicos entre integrantes da Fanfaduque e alunos do Conservatório. O grupo se apresentará no bondinho que leva ao morro do Corcovado, em uma comunidade que tem no caminho e, por fim, durante a chegada de Papai Noel, já aos pés do Cristo Redentor.

 

Luiz Ferrar se apresenta no Grande Rio

O cantor vem se destacando no cenário da música brasileira

O cantor vem se destacando no cenário da música brasileira

O cantor Luiz Ferrar volta ao palco do Shopping Grande Rio, para um show especial. O espetáculo acontece hoje, às 19h, gratuitamente, na Praça de Alimentação.
Nome conhecido da MPB, Luiz Ferrar apresenta um repertório variado e eclético, sem abrir mão da qualidade musical. Entre os estilos, o público poderá ouvir clássicos da música brasileira, canções românticas, além de ritmos contagiantes, de grandes intérpretes, assim como músicas inéditas de novos compositores. O artista faz parte da história do Shopping Grande Rio, e já se apresentou em diversos momentos do shopping, atraindo grande público para seus shows. Com versatilidade na voz, o cantor traz o melhor de Caetano Veloso, Djvan, Edith Piaf, mesclando com rocks contagiantes de Raul Seixas e o romantismo de Altay Veloso. Um show empolgante que promete incendiar os apaixonados por música ao vivo.

error: Conteúdo protegido !!